terça-feira, 30 de novembro de 2021

JOSÉ OSVALDO INSISTE MAIS UMA VEZ NA PARTICIPAÇÃO DE NANUQUE NO PROGRAMA MINAS LIVRE PARA CRESCER

Pela terceira vez, vereador cobra assinatura do Decreto Municipal de Liberdade Econômica

 



Pela terceira vez, somente este ano, o presidente da Câmara cobra do prefeito o pedido de adesão de Nanuque às diretrizes do Programa Minas Livre para Crescer. Nesta segunda-feira (29), ele apresentou a Indicação nº 239/2021, que trata do assunto.

 

José Osvaldo, durante sessão desta segunda-feira (videofoto)


Em junho passado, José Osvaldo Lima dos Santos apresentou indicação na Câmara, na qual já lembrava a necessidade de assinatura do Decreto Municipal de Liberdade Econômica, para que Nanuque assumisse formalmente o compromisso idealizado pelo Governo de Minas Gerais de simplificar e desburocratizar o ambiente de negócios dentro do programa Minas Livre Para Crescer. Em agosto, ele reiterou o documento.

 

Agora, afirma que o programa Minas Livre Para Crescer já chega a quase 150 municípios no estado.

 

Veja o documento 👇

 


 <>

LOZIM JÁ COBRA PROVIDÊNCIAS SOBRE RATEIO DOS RECURSOS DO FUNDEB PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

70% do Fundo serão destinados à remuneração dos profissionais da educação básica

 



O mês de dezembro começa nesta quarta-feira (1º), o que faz aumentar a demanda por certas providências a serem adotadas pelo Poder Executivo. Uma delas refere-se ao rateio dos recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

 

Lozim durante reunião desta segunda

O assunto foi levantado durante a reunião da Câmara nesta segunda-feira (29) pelo vereador Lot Ignácio de Souza Junior, o Lozim, com a Indicação nº 236/2021. O documento cobra providências relacionadas ao rateio de recursos do Fundeb para professores da rede municipal.

 

Lozim lembra a Emenda Constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020, que estabelece 70% do Fundeb destinados à remuneração dos profissionais da educação básica.


Veja documento 👇

 


A matéria será encaminhada ao prefeito Gilson Coleta no decorrer da semana.

 

<> 

  

terça-feira, 23 de novembro de 2021

SOLICITAÇÃO DE APOIO LOGÍSTICO DO MUNICÍPIO À FESTA DA PADROEIRA IMACULADA CONCEIÇÃO

Ofício foi entregue ao Prefeito Municipal




Na manhã desta segunda-feira (22), começando a quarta semana de novembro, o vereador Sidnei Pereira Silva entregou ao prefeito Gilson Coleta o ofício nº 017/2021, que solicita apoio logístico do Poder Executivo à organização da Festa da Padroeira do Município, que acontece anualmente em Nanuque, na primeira semana de dezembro.

 

A Paróquia Imaculada Conceição completou este ano oficialmente 69 anos de criação. “Vejo como fato relevante o reconhecimento da Festa da Padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição não apenas como um evento religioso restrito, mas uma festa popular, muito mais ampla, de referenciais culturais do nosso povo, inserida no calendário do Município, tendo o dia 8 de dezembro como feriado municipal”, justificou Sidnei.


Lembra que no dia 8 de dezembro é comemorado o Dia da Família, data que ressalta a importância da presença da "instituição" familiar na vida de uma pessoa, ajudando na formação da educação, cultura, da moral e da ética comum a todos.


Assim, considerando a Festa da Padroeira como evento popular, a exemplo da Exposição Agropecuária, festejos juninos, Festa do Vaqueiro e outros, Sidnei considera justo solicitar apoio logístico do Poder Público à organização do evento, o que compreende ajuda em equipamentos, materiais, recursos financeiros, serviços e outras ações que podem ajudar de forma significativa a estrutura da festa, que, como deixei claro, é patrimônio cultural do nosso povo.


<>


LICITAÇÃO TEM DE SER FILMADA, GRAVADA E TRANSMITIDA AO VIVO

Vereador apresenta Indicação de mais transparência nos processos licitatórios 




A Indicação nº 229/2021, apresentada pelo vereador Lot Ignácio de Souza Junior na reunião desta segunda-feira (22/11) da Câmara de Nanuque, defende a obrigatoriedade de filmagem, gravação e transmissão ao vivo, via internet, das sessões públicas de licitações presenciais realizadas no Município.

 

Com o documento, o autor quer “fortalecer o princípio da publicidade e transparência dos atos dos Poderes Legislativo e Executivo.”


E justifica: “Na luta contra a corrupção, a sociedade tem chamado para perto de si a transparência dos atos do governo, uma vez que a publicidade e a transparência configuram valores muito relevantes.”


 Veja o documento 👇





 




<> 

PROPOSTA DOAÇÃO DE ÓCULOS DE GRAU A ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

Documento sugere parceria com Lions Clube e outros interessados 



O vereador Djalma Moreira apresentou na noite desta segunda-feira (22/11), durante reunião da Câmara, a Indicação nº 231, que recomenda ao prefeito Gilson Coleta a doação de óculos de grau aos alunos com problemas de visão, regularmente matriculados na rede municipal de ensino, provenientes de famílias de baixa renda.


Finalidade do documento é motivar uma ação em parceria com o Lions Clube, óticas e outros interessados, seja pessoa física ou jurídica, para viabilizar a doação de óculos de grau aos alunos com problemas de visão, regularmente matriculados na rede municipal de ensino, que sejam provenientes de famílias de baixa renda.


Quais são os principais problemas oculares em crianças?


Os pequenos não possuem autonomia para apontar aos pais e responsáveis as suas dores e dificuldades, por isso é importante observar com atenção os possíveis problemas oculares em crianças para que o diagnóstico precoce seja realizado adequadamente.


Normalmente, as crianças são direcionadas aos médicos somente quando alguma anormalidade é detectada, mas a prevenção de problemas de visão e a percepção de patologias em estágio inicial pode ser fundamental para um correto tratamento.


Principais problemas oculares: 


Estrabismo


Até os seis meses de vida de um bebê pode ser normal a visualização de um pouco de estrabismo, pois os olhinhos da criança estão em total desenvolvimento. Se após essa idade, o desalinhamento de eixos dos olhos persistir, é adequado procurar um médico oftalmologista para o tratamento. Dependendo da idade da criança e do estágio da condição visual, o tratamento pode ser realizado com tampão, óculos ou cirurgia.


Miopia

Essa doença pode ser hereditária ou originária de fadiga ocular resultante de um esforço constante para manter o foco em objetos. A miopia ocorre quando a criança não consegue focalizar as imagens corretamente e sente dificuldade para enxergar objetos mais distantes dos olhos. É normal que a detecção seja realizada em crianças em idade escolar e o tratamento pode ser realizado por meio colírios, em casos muito específicos, óculos de grau ou lentes de contato.


Hipermetropia

Todos os bebês nascem com hipermetropia, porque o globo ocular ainda não atingiu o tamanho ideal logo após o nascimento. O desenvolvimento da criança será responsável por reverter essa condição.


Em alguns casos, a criança pode sofrer um desenvolvimento incompleto e apresentar dificuldade para enxergar objetos de perto e assim possuir hipermetropia permanentemente. O tratamento para essa condição é a utilização de lentes corretivas com grau.


Ambliopia

Um problema comum na saúde dos pequenos é a ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”. A ambliopia é um problema de ligação entre o olho e o cérebro, onde o cérebro dá prioridade para a recepção de informações advindas do olho com melhor desenvolvimento e diminui a necessidade de esforço do olho com menor capacidade. Os tratamentos para o olho preguiçoso podem incluir utilização de tampão, exercícios oculares orientados pelo oftalmologista e utilização de óculos.


Catarata congênita

Essa é uma das doenças mais comuns em crianças e o principal sintoma é o aparecimento de uma mancha esbranquiçada na pupila. É uma condição que pode ser revelada ao tirar uma foto com flash, por exemplo, e notar a presença da mancha nos olhinhos do pequeno. A catarata congênita resulta em perda de transparência do cristalino, que é fundamental para uma visão nítida, e pode ser advinda de herança genética ou infecções intrauterinas. Para o tratamento, em muitos casos é necessária a realização de cirurgia e acompanhamento com médico oftalmologista constantemente.


Essas são algumas das principais doenças que acometem os indivíduos no seu início de vida e a atenção dos pais e responsáveis pode ser fundamental para um tratamento efetivo.



terça-feira, 9 de novembro de 2021

DJALMA MOSTRA DOCUMENTO QUE ORIENTA SOBRE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL

Vereador também pede quadras de areia para a prática de beach tennis

 



Dois pedidos marcaram o desempenho do vereador Djalma Moreira na reunião desta segunda-feira (8/11) da Câmara de Nanuque:

 

Com a Indicação nº 218/2021, Djalma defendeu a participação de Nanuque no Programa Estadual de Regularização Fundiária de Posseiros de Terra Devoluta Rural, mostrando documento que recebeu do deputado federal Zé Silva – uma cópia do edital de chamamento público Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

 

A regularização fundiária promove a cidadania no campo, a melhoria da qualidade de vida de agricultores familiares e a garantia do direito à terra. Trata-se de um importante instrumento para a resolução de conflitos sociais, na medida em que a entrega dos títulos possibilita o acesso dos produtores rurais a políticas públicas, como crédito rural e investimentos na propriedade.

 

QUADRAS DE AREIA PARA BEACH TENNIS

 

Em Pedido de Providência, Djalma reivindicou a implantação de quadras de areia adequadas à prática da modalidade Beach Tênis nas praças dos bairros Vila Nova, Vila Esperança, Lagoa dos Namorados e nos demais espaços públicos de Nanuque.

 

Segundo ele, “a prática do Beach Tennis, ou tênis de praia, tornou-se uma verdadeira febre nas cidades brasileiras, onde a modalidade atrai cada vez mais adeptos e se multiplicam as quadras exclusivas.”

 

Veja os documentos 👇


 

<> 

  

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

INDICAÇÃO RECOMENDA FESTEJOS ALUSIVOS AOS 59 ANOS DE FUNDAÇÃO DA VILA GABRIEL PASSOS

Distrito foi criado em janeiro de 1963 e homenageia ex-deputado federal




“O povo da vila Gabriel Passos quer e merece festejar a sua história”, afirmou o vereador Elson de Souza Lima, ao apresentar a Indicação nº 214/2021, que trata da promoção de festividades populares alusivas aos 59 anos de fundação do distrito de Gabriel Passos.


Na justificativa, o vereador afirmou:


"Pela primeira vez na história do Município de Nanuque, tenho a honra de apresentar Indicação ao Prefeito Municipal, para que ele mobilize as Secretarias de Cultura, Esportes e Educação no sentido de iniciar preparativos para a organização de uma grandiosa festa popular alusiva aos 59 anos de fundação do distrito de Gabriel Passos.”


E acrescentou:


“O município de Nanuque tem a sua data de emancipação comemorada no dia 27 de dezembro, com referência ao ano de 1948. Vamos completar, portanto, 73 anos como município autônomo, mas a fundação da antiga Vila Gabriel Passos está relacionada historicamente no mês de janeiro de 1963, primeiro mês do primeiro ano do mandato do ex-prefeito Miguel Viana de Oliveira, que governou Nanuque entre 1963 e 1966.”


HISTÓRIA


"O nome foi uma homenagem a Celso Gabriel Resende Passos, ex-deputado federal pela antiga UDN – União Democrática Nacional, falecido em 2001. Gabriel Passos elegeu-se deputado federal em 1962. “Com o golpe militar de 1964, que instalou uma ditadura no Brasil ao longo de 21 anos, até 1985, ele filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e acabou tendo o seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos, no ano de 1969, por força do estúpido e antidemocrático Ato Institucional n°.5  - AI-5, o mais duro golpe do regime militar, baixado no dia 13 de dezembro de 1968.”


Celso Gabriel Resende Passos


Gabriel Passos era formado em direito, pertenceu à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e foi membro da Associação do Ministério Público do Brasil e do Comitê Nacional de Direito Comparado. A localidade foi elevada à categoria de distrito pela lei municipal n° 2.015/2011, de 12 de abril de 2016. Antes, era povoado.


“Estamos propondo aqui uma festa popular que deve ser organizada com apoio da população do distrito, incluindo moradores antigos, escolas, associações de produtores rurais.


Como sugestão, podemos pensar na viabilidade de um concurso de redação sobre a história do distrito, exposição de fotos, depoimentos de moradores antigos, criação de vídeos, além de shows musicais, festival de dança, competições esportivas e outras atrações.”


Este fato inédito será uma preparação para que em janeiro de 2023 possamos fazer a grande festa do 60º aniversário de Gabriel Passos.”


O documento já foi enviado ao prefeito Gilson Coleta.


<>

RECRIAÇÃO DO BOLSA NANUQUE É TEMA DE INDICAÇÃO NA CÂMARA

Programa foi criado por lei municipal em 2011 para garantir auxílio a famílias de baixa renda



A recriação do Programa Bolsa Nanuque, que garante auxílio financeiro a famílias de baixa renda do Município, foi defendida na Câmara durante a reunião desta quarta-feira (3/10) pelo presidente José Osvaldo Lima Santos, ao apresentar a Indicação nº 216/2021.


O vereador fez a proposta com foco na Lei Municipal nº 1.977/2011, de 29 de março de 2011, que criou o Programa Bolsa Nanuque. “Solicitamos ao Prefeito Municipal que analise a possibilidade de recriação do benefício, em caráter de urgência, que prevê a destinação de auxílio financeiro às famílias de baixa renda”, disse ele.


 Na época em que a lei começou a vigorar, dez anos atrás, o valor estipulado foi de 50 reais para cada família. “Hoje, é possível que o Município venha a garantir um auxílio na faixa de 100 a 150 reais, dentro das disponibilidades orçamentárias.”


José Osvaldo diz ter certeza de que a recriação do Bolsa Nanuque, como um programa municipal de transferência direta de renda direcionado às famílias em situação de extrema pobreza, será de fundamental importância para ajudar essas famílias nas despesas relacionadas a alimentação e pagamento de água e energia.


 

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

PREFEITO GILSON COLETA VISITA BAIRRO 7 DE SETEMBRO PELA 5ª VEZ ESTE ANO

 Convite novamente partiu do vereador Sidnei do Frisa: integração com a comunidade - obras e serviços garantidos 


“Política a gente faz todo dia, não de quatro em quatro anos”. Frase do prefeito Gilson Coleta em visita ao bairro 7 de Setembro neste último fim de semana de outubro. 


Segundo o vereador Sidnei do Frisa, que é o representante do bairro na Câmara, esta é a quinta vez que o prefeito visita a comunidade. "Outros prefeitos apareciam nos bairros durante a campanha e depois nunca mais davam as caras. Gilson está presente o tempo inteiro em todos os bairros da cidade", afirmou Sidnei.

 

Veja o vídeo 👇com alguns momentos da visita

 



<> 

INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...