terça-feira, 24 de junho de 2025

PARCERIA COM EMATER-MG E SEBRAE-MG PARA MELHORIA GENÉTICA DO REBANHO BOVINO

Indicação é apresentada na Câmara




Uma parceria da Prefeitura de Nanuque com a Emater-MG e Sebrae-MG para melhoria genética e maior produtividade do rebanho bovino de pequenos produtores rurais do Município é o conteúdo da Indicação nº 121/2025, apresentada na reunião desta segunda-feira, dia 23 de junho, da Câmara de Nanuque. O autor da proposição é o vereador Carlos Souza Cruz em parceria com o colega Elson de Souza Lima.


Nas últimas semanas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Sebrae Minas e  prefeituras de vários municípios mineiros estão viabilizando parcerias com a finalidade de melhorar geneticamente os rebanhos de pequenos produtores por meio da fertilização “in vitro”. O trabalho tem o objetivo de facilitar o acesso de pecuaristas a essa técnica. 


Nosso Município apresenta uma grande quantidade de pequenos pecuaristas que precisam aumentar a produtividade. A fertilização “in vitro” é uma técnica rápida e eficiente para conseguir o resultado, mas por outro lado depende de um alto investimento financeiro por parte do criador. Por isso, recomendamos essa parceria para facilitar a vida de dezenas de famílias de pequenos produtores rurais. 


A Emater-MG fica responsável pela mobilização dos produtores, organização dos documentos e assistência técnica, desde a gestação das vacas até o nascimento das bezerras.  Segundo os autores, cabe à Secretaria Municipal de Agricultura buscar essa parceria. 


<>


quarta-feira, 18 de junho de 2025

VEREADOR SOLICITA BALANÇO DETALHADO DAS OBRAS DO 1º SEMESTRE EM NANUQUE

É uma forma de prestar contas à população de forma responsável e transparente, correspondendo à confiança que recebemos da população



A Indicação nº 115/2025, apresentada na reunião ordinária do dia 17/6 na Câmara de Nanuque, pede ao Prefeito um balanço detalhado de todas as obras e serviços – concluídos e ainda em execução – realizados pelo Governo Municipal no transcorrer do 1º semestre de 2025. 


O autor é o vereador Djalma Moreira, que ressaltou o fato de ser o relator da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos da Câmara neste Biênio 2025-2026. Disse ele: "Compreendo que é um dever, como Vereador, de encaminhar esta solicitação ao senhor Prefeito Municipal."


Para ele, chegando ao final do primeiro semestre de 2025, assim que terminar o mês de junho, antes do recesso de julho, é importante que o Poder Executivo encaminhe à Câmara um balanço detalhado de todas as obras e serviços – concluídos e ainda em execução – realizados pela Administração Municipal, abrangendo todas as áreas: Saúde, Educação, Obras, Assistência Social, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Econômico Sustentável e outras. 


O vereador considera "uma forma de prestar contas à população de forma responsável e transparente, correspondendo à confiança que recebemos da população."


Documento já foi enviado ao gabinete do Prefeito.


<>

BANCO MUNICIPAL DE CUIDADORES DE IDOSOS VOLUNTÁRIOS OU CAPACITADOS

Proposta é apresentada na Câmara de Nanuque




Durante a reunião da Câmara de Nanuque no dia 9 de junho foi proposta, por meio da Indicação nº 111/2025, a criação do Banco Municipal de Cuidadores de Idosos Voluntários ou Capacitados.


O autor da matéria, vereador Sidnei Pereira Silva, explicou que a finalidade da medida é cadastrar pessoas  aptas a atuar, de forma voluntária ou mediante vínculo legalmente estabelecido, em  ações de cuidado à pessoa idosa.


Dentro desse entendimento, o Banco Municipal terá como objetivos:


 1 – Formar um cadastro público de cuidadores voluntários e/ou capacitados;

 2 – Subsidiar programas e políticas públicas municipais voltadas à pessoa 

idosa;

 3 – Promover parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor

 para atuação conjunta;

 4 – Fomentar a participação cidadã e a solidariedade na rede de proteção 

social.


O vereador diz que a medida representa uma iniciativa estratégica e sensível às necessidades sociais do nosso tempo,  fortalecendo a rede de proteção à pessoa idosa e promovendo uma cidade mais humana,  solidária e preparada para os desafios do envelhecimento populacional.


O documento já seguiu para o gabinete do prefeito Gilson Coleta.


<>



terça-feira, 10 de junho de 2025

PROJETO DE LEI CRIA O DIA MUNICIPAL DO ROCK EM NANUQUE


Festa anual começou a ser promovida 41 anos atrás e virou tradição




Projeto de Lei nº 036/2025, apresentado na reunião desta segunda-feira (9/6) da Câmara de Nanuque pelo vereador Elson de Souza Lima, trata da instituição do Dia Municipal do Rock, a ser comemorado anualmente no dia 13 de julho, data consagrada como o Dia Mundial do Rock. 


No parágrafo único do artigo 1º está claro que as comemorações alusivas à data ocorrerão no sábado mais próximo ao dia da semana em que cair o dia 13 de julho, anterior ou posteriormente. Se for aprovado e sancionado pelo prefeito Gilson Coleta, torna-se lei municipal.


1ª FESTA FOI HÁ 41 ANOS NO EXTINTO BERRO D'ÁGUA, CASA NOTURNA LOCALIZADA NO BAIRRO DA RETA


Em sua justificativa, Elson faz um breve histórico do evento.


"O gênero musical denominado rock’n’roll tornou-se uma tradição em Nanuque, atraindo pessoas de dezenas de cidades da região. A primeira festa aconteceu 41 anos atrás, em junho de 1984, na extinta casa noturna “Berro d´Água”, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima (Reta). 

Na época, a data Dia Mundial do Rock, consagrada em vários países no dia 13 de julho, ainda nem existia. Aquele evento foi pequeno, entre amigos, sem maiores pretensões. Por ironia do destino, logo no ano seguinte, em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos). O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia e em outros países africanos. Ali foi o marco definitivo da criação do Dia Mundial do Rock. 

A partir daí, a festa realizada em Nanuque aos poucos foi ganhando maior dimensão, sendo realizada em diversos locais, como a sede do Lions Clube Centro, Bela’s Bar, Rancho’s, Pedra Negra Country Clube e outros. Porém, depois da pandemia, em 2023, passou a acontecer na Praça Américo Machado, totalmente aberta ao público, fato que se repetiu em 2024 com grande sucesso. 

Hoje, o Dia Mundial do Rock atrai apreciadores do ritmo não apenas de Nanuque, mas de Serra dos Aimorés, Carlos Chagas, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Mucuri, Posto da Mata, Itabatã, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Lajedão e até de localidades mais distantes. Há nanuquenses residentes em capitais, como Belo Horizonte, Vitória e São Paulo, por exemplo, que reservam a data de julho e marcam presença em nossa cidade. Inegavelmente, a festa tornou-se tradicional. 

Descontando-se os anos em que não foi realizada e o período da pandemia da Covid-19, o Dia Mundial do Rock em Nanuque chega à sua 35ª edição. Sempre foi organizado graças à coragem, determinação e até ousadia de uns poucos amigos, entre os quais eu gostaria de mencionar os nomes do professor e jornalista Ademir Rodrigues de Oliveira Junior e do ex-bancário e quiropraxista Gilvan Fonseca, hoje pacatos cidadãos “sessentões”, que tinham vinte e poucos anos em 1984 quando promoveram a primeira edição. Na verdade, o evento nunca possibilitou lucro, e nunca foi esse o objetivo. 

Por vários anos, terminava a festa e a turma ficava fazendo vaquinha com os amigos e pedindo colaboração para pagar aluguel do local, sonorização, palco, bandas etc. Com esse histórico, não seria exagero nenhum dizer que, pelo menos nesta região que abrange o nordeste de MG, extremo sul da BA e norte do ES, Nanuque sustenta rótulo de “Cidade do Rock”. É uma das poucas cidades do Brasil que promovem a festa no Dia Mundial do Rock. Até alguns anos atrás, cidades maiores, como Teófilo Otoni e Teixeira de Freitas, por exemplo, não tinham essa tradição que Nanuque tem. 

Outro ponto que merece destaque é a tranquilidade do evento. Nunca houve ato de violência, brigas ou ocorrências mais graves ligadas ao evento. Tudo acontece em clima de paz, amizade, diversão e confraternização de quem gosta de rock’n’roll. O público vai desde setentões, que curtem o rock mais clássico, até a moçada de dezoito e vinte e poucos anos, que gostam do pop-rock, heavy metal e outros subgêneros mais pesados. Desta forma, fica justificada a presente propositura."


<>

MELHORIAS PARA O CAMPO DE FUTEBOL DA RETA DENTRO DO PROGRAMA "MINAS URBANO"

 

Proposta é apresentada na Câmara




A adaptação do campo de futebol do bairro da Reta ao programa Minas Urbano, de revitalização de espaços esportivos, com recursos garantidos do Governo de Minas, foi proposta na reunião do dia 9 de junho pelo vereador Lot Ignácio de Souza Junior.


O autor lembrou que o Governo de Minas Gerais fez o lançamento na terça-feira passada, dia 3 de junho, do Programa Minas Urbano, que vai revitalizar centros esportivos para comunidades em 48 cidades mineiras. Graças à nossa representatividade política na esfera estadual, na qual destaco o trabalho do deputado Gustavo Santana, Nanuque está no seleto grupo das 48 cidades escolhidas.


"Assim, aproveito para pedir ao Prefeito que o recurso destinado ao nosso Município seja aplicado na adaptação e revitalização do campo de futebol do bairro Nossa Senhora de Fátima, a Reta, dentro das diretrizes do programa, que já tem recursos iniciais de R$ 20 milhões garantidos pelo Governo Estadual", disse ele.


Além das estruturas, o Minas Urbano promoverá oficinas e ações educativas relacionadas a determinados esportes, com programas técnicos de capacitação e treinamento, ministrados por profissionais especializados.


A requalificação do campo da Reta vai dotar o espaço de estrutura mínima para realização de jogos de futebol e também de outras modalidades.


<>


PROPOSIÇÃO RECOMENDA CRIAÇÃO DO BANCO COMUNITÁRIO DE NANUQUE

 Indicação de vereador tramitou na Câmara A ideia não é nova, e até já foi colocada em prática em algumas cidades, como em Neves, região met...