terça-feira, 24 de agosto de 2021

ÁREA DE SAÚDE PRIORIZADA EM MAIS DOIS DOCUMENTOS APRESENTADOS NA CÂMARA

Trabalho de rastreamento do câncer de mama e compra de intensificador de imagens para o Pronto-Socorro




Na noite desta segunda-feira (23/8), a preocupação com a área de Saúde dominou as duas proposições apresentadas pelo vereador Djalma Moreira na reunião da Câmara. 


Com a Indicação nº 149/2021, o autor pediu um trabalho intensivo de rastreamento do câncer de mama nas Unidades Básicas de Saúde do Município. 


“A Secretaria Municipal de Saúde precisa ter uma linha de contato direto permanente com a Secretaria de Estado da Saúde, visando colocar Nanuque como um dos primeiros municípios de Minas Gerais a priorizar – de verdade - o rastreamento do câncer de mama e a busca por atendimento médico especializado”, explicou o vereador.


Esse tipo de ação é desenvolvido com prioridade na população feminina entre 50 e 69 anos, faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde por ser a mais propensa ao aparecimento da doença.


O câncer de mama, para que seja detectado precocemente, é preciso que a mulher realize a mamografia e, com isso, se positivo for o resultado, ela poderá ter todo o tratamento necessário para a sua recuperação.


“Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, ou com sessões de quimioterapia ou radioterapia, deverá ser realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Esta iniciativa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.”


INTENSIFICADOR DE IMAGENS


No outro documento apresentado por Djalma, ele pediu a aquisição de um intensificador de imagens para o Hospital Pronto-Socorro.


O aparelho é utilizado na realização de radiografias e imagens dinâmicas no intraoperatório de cirurgias ortopédicas. Com o equipamento, é possível diminuir o tempo cirúrgico, realizar cirurgias mais complexas e alcançar melhores resultados.


Para os profissionais da saúde o ganho está principalmente em relação à exposição à radiação, que é significativamente menor em relação ao aparelho antigo, além da obtenção de imagens de melhor qualidade, que permitirá ao cirurgião obter maior precisão na técnica cirúrgica.


“Vou insistir nesse pedido junto ao prefeito e também aos deputados do meu partido, o estadual Prof. Wendel Mesquita e o federal Zé Silva”, afirmou Djalma.


<> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...