Lei municipal que criou o Museu vai completar 49 anos
Inauguração do Museu Regional em 1973 (arquivo)
Autor da Indicação nº 60/2022, aprovada na reunião de segunda-feira (28) da Câmara, o vereador Djalma Moreira vê necessidade da revitalização do Museu Regional de Nanuque e sua inscrição do Município no Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG).
Djalma lembra que, quase 49 anos atrás, em 18 de junho de 1973, foi publicada a Lei Municipal nº 556/73, que criou o Museu Regional de Nanuque, situado na Praça João XXIII, próximo à Igreja Imaculada Conceição, no cruzamento das ruas Minas Novas, Barbacena e Travessa Arlindo Franco.
“Foi uma novidade na época, atraindo nanuquenses e gente de cidades vizinhas. Era um museu de verdade, com acervo valioso. Muitos objetos interessantes em madeira e ferro, instrumentos de trabalho, relógios, troncos de madeira, roupas de época, acessórios etc. O prefeito da época era Geraldo da Conceição Romano, em seu segundo mandato (1973-1976)”, relatou o vereador.
Com o passar dos anos, segundo ele, “o Museu foi deixado de lado pelos gestores municipais, peças valiosas foram furtadas, enfim, deixou de cumprir a sua função social. Diante dessa realidade, estamos propondo aqui a revitalização Museu Regional e inscrição de Nanuque no Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG)”.
O SEMMG é coordenado pela Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e pode oferecer suporte, orientação e apoio para que possamos revitalizar o nosso Museu, para que ele volte a representar o papel que desempenhada em décadas passadas.
O documento foi enviado ao prefeito Gilson Coleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário