terça-feira, 29 de março de 2022

REVITALIZAÇÃO DO MUSEU REGIONAL E SUA INSCRIÇÃO NO SEMMG

 Lei municipal que criou o Museu vai completar 49 anos


Inauguração do Museu Regional em 1973 (arquivo)


Autor da Indicação nº 60/2022, aprovada na reunião de segunda-feira (28) da Câmara, o vereador Djalma Moreira vê necessidade da revitalização do Museu Regional de Nanuque e sua inscrição do Município no Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG).


Djalma lembra que, quase 49 anos atrás, em 18 de junho de 1973, foi publicada a Lei Municipal nº 556/73, que criou o Museu Regional de Nanuque, situado na Praça João XXIII, próximo à Igreja Imaculada Conceição, no cruzamento das ruas Minas Novas, Barbacena e Travessa Arlindo Franco.


“Foi uma novidade na época, atraindo nanuquenses e gente de cidades vizinhas. Era um museu de verdade, com acervo valioso. Muitos objetos interessantes em madeira e ferro, instrumentos de trabalho, relógios, troncos de madeira, roupas de época, acessórios etc. O prefeito da época era Geraldo da Conceição Romano, em seu segundo mandato (1973-1976)”, relatou o vereador.


 Com o passar dos anos, segundo ele, “o Museu foi deixado de lado pelos gestores municipais, peças valiosas foram furtadas, enfim, deixou de cumprir a sua função social. Diante dessa realidade, estamos propondo aqui a revitalização Museu Regional e inscrição de Nanuque no Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG)”.


O SEMMG é coordenado pela Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e pode oferecer suporte, orientação e apoio para que possamos revitalizar o nosso Museu, para que ele volte a representar o papel que desempenhada em décadas passadas. 


O documento foi enviado ao prefeito Gilson Coleta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UNIDADE MÓVEL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DENTRO DO PROGRAMA "AGORA TEM ESPECIALISTAS"

  As unidades móveis do Ministério da Saúde atuaram em dezenas de cidades do interior do país Solicitação de unidade móvel do Ministério da ...