terça-feira, 28 de junho de 2022

PEDIDO DE ASSISTÊNCIA PERMANENTE DE UMA GINECOLOGISTA-OBSTETRA NA POLICLÍNICA DO BAIRRO LATICÍNIOS

 A ginecologista-obstetra ajuda as mulheres a darem à luz da forma mais segura e confortável possível

 



Visando garantir acesso e assistência médica qualificada às mulheres, o vereador Sidnei Pereira Silva encaminhou Indicação na Câmara solicitando assistência permanente de uma ginecologista-obstetra na Policlínica do bairro Laticínios, com base no programa Cuida Mais Brasil, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

 

Segundo o autor, o programa Cuida Mais Brasil prevê exatamente uma maior proximidade de ginecologistas-obstetras das mulheres que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Atenção Primária à Saúde (APS) e são diagnosticadas com problemas específicos dessa área médica.

 

A ginecologista-obstetra ajuda as mulheres a darem à luz da forma mais segura e confortável possível. Esse profissional da medicina faz um acompanhamento de toda a gestação - e até antes, no planejamento familiar - e utiliza conhecimentos e técnicas para aumentar a qualidade de vida das mulheres e diagnosticar, identificar, prever e curar possíveis doenças e complicações. Também acompanha o parto e o pós-parto, atentando-se aos aspectos fisiológicos e patológicos.

 

O vereador ressalta que é uma demanda do nosso Município na área de Saúde, para suprir a Policlínica do bairro Laticínios.

 

terça-feira, 21 de junho de 2022

RETORNO DO PROJETO "TEATRO NA ESCOLA" FOI REIVINDICADO NA CÂMARA

A importância do teatro no desenvolvimento e formação de crianças e adolescentes




Como professor da rede pública e ex-secretário municipal de Cultura de Nanuque,  o vereador Elson de Souza Lima tratou mais uma vez de assunto do seu  domínio ao apresentar na Câmara, durante a reunião dessa segunda-feira (20/6), a Indicação nº 151/2022, que reitera o pedido de reativação do projeto “Teatro na Escola” nos estabelecimentos da rede municipal de ensino.


Lembra o autor que, entre o final dos anos 1980 e início da década de 90, foi desenvolvido em Nanuque o projeto “Teatro na Escola”, com várias oficinas realizadas em escolas da Sede e até no distrito de Gabriel Passos. Mencionou até o nome do amigo Silvestre Martins Matos, que integrou a Polícia Militar e era incentivador cultural do teatro no Município e região, hoje residindo em Teixeira de Freitas/BA.


Diante do sucesso do projeto na época, e a reestruturação da Secretaria Municipal de Cultura pelo atual prefeito Gilson Coleta, Elson aproveita para fazer o pedido, “reconhecendo que o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa, já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura, que muitos não dão o devido valor”, disse ele.

PROJETO DE APOIO E ESTÍMULO À CRIAÇÃO DE ESCOLINHAS ESPORTIVAS EM NANUQUE

Documento foi apresentado exatamente no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, 20 de junho




Indicação nº 150/2022. Este é o número do documento apresentado na noite dessa segunda-feira (20/6) pelo vereador Lot Ignácio de Souza Junior, durante a reunião da Câmara. O assunto é: Reitera pedido de apoio e estímulo do Poder Executivo à criação de escolinhas para formação esportiva de crianças e adolescentes nos bairros de Nanuque.


Ao explicar sua proposição, o autor disse: “Estamos em plena Semana de Combate às Drogas. Inclusive, hoje, 20 de junho, é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Por isso mesmo, consideramos oportuno reiterar pedido que já apresentamos nesta Casa, relativo à necessidade de apoio e estímulo do Poder Executivo à criação de escolinhas para formação esportiva de crianças e adolescentes nos bairros de Nanuque.”


E acrescentou: “Essas escolinhas desenvolvem um trabalho excepcional, por meio do desenvolvimento esportivo, do lazer, do trabalho em equipe, além de uma atividade de preparo para uma vida saudável, minimizar o índice de violência (familiar, escolar etc.) bastante presente nesta etapa da vida das crianças e adolescentes que não têm apoio e incentivo.”


O documento será enviado ao gabinete do Poder Executivo.


 

INDICAÇÃO DE VEREADOR PEDE CONSTRUÇÃO DE CAPELA VELÓRIO

“Em momentos de perda de um ente querido, muitas famílias não possuem um local adequado e confortável para velar e prestar as últimas homenagens”




A construção de Capela Velório, para utilização gratuita por famílias de baixa renda do Município, foi solicitada na reunião dessa segunda-feira (20) da Câmara de Nanuque pelo vereador Djalma Moreira, autor da Indicação nº 147/2022.

 

Na justificativa, disse ele: “Por toda a Cidade, uma reivindicação muito comum em nosso dia a dia de Vereador é a construção de uma capela velório para utilização gratuita por famílias de baixa renda do Município, que não têm condições de arcar com as despesas em local particular adequado.”


“O momento da perda de um ente querido é sempre um dos mais tristes no qual passamos em nossa vida. Muitas famílias não possuem um local adequado e confortável para velar e prestar as últimas homenagens.”


Lembrou Djalma que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), por meio da Subsecretaria de Obras e Infraestrutura, já disponibiliza aos municípios projetos específicos de capela velório, com o objetivo de oferecer aos municípios soluções de menor custo e maior agilidade para execução das obras deste tipo de equipamento público.


 <>


terça-feira, 14 de junho de 2022

PROPOSTA DEFENDE ADEQUAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA LOCAL ÀS NORMAS DO ESTADO

É urgente que o Município de Nanuque tome as medidas necessárias para firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público




Na reunião de segunda-feira (6/6), o vereador José Osvaldo Lima dos Santos apresentou na Câmara a Indicação nº 131/2022, na qual recomenda acordo a ser firmado entre o Município de Nanuque e o Ministério Público para adequação da Vigilância Sanitária às normas do Código de Saúde de Minas Gerais. 


Para ele, é urgente que o Município de Nanuque tome as medidas necessárias para firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para adequação da Vigilância Sanitária municipal às normas e diretrizes estabelecidas pelo Código de Saúde do Estado de Minas Gerais (Lei nº 13.317/1999), pelo Programa de Descentralização da Vigilância Sanitária (Resolução SES/MG nº 7799/2021) e pela Resolução Anvisa nº 560/2021, garantindo-se, entre outras obrigações, a correta fiscalização dos estabelecimentos de saúde e de interesse à saúde situados em sua área territorial. 


O presidente da Câmara lembra que, nos municípios onde o acordo foi celebrado, o Poder Executivo se compromete a criar, atualizar em até 12 meses, e manter atualizado, o Cadastro Municipal de Estabelecimentos de Saúde e de Estabelecimentos de Interesse à Saúde situados em sua área territorial, sujeitos a inspeção sanitária. 


“A medida é da maior importância para valorização dos servidores públicos e saúde e bem-estar da população”, afirmou. 


Agora, o documento segue para o gabinete do prefeito Gilson Coleta, para análise de viabilidade.


INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...