quarta-feira, 28 de setembro de 2022

PROPOSIÇÃO RECOMENDA CONSTRUÇÃO DE ROTATÓRIA PERTO DA PONTE DA VILA ESPERANÇA

Há 40 anos, em 1982, era inaugurada a segunda ponte sobre o Rio Mucuri em Nanuque





Com a Indicação nº 219/2022, apresentada na reunião de segunda-feira (26/9) da Câmara, o vereador Elson de Souza Lima solicitou do prefeito Gilson Coleta a construção de rotatória nas proximidades da Ponte Celino Andrade, no cruzamento entre as avenidas Oulival Mendonça e Anhanguera, bairro Vila Esperança.


Elson lembrou que há exatamente 40 anos, em 1982, era inaugurada a segunda ponte sobre o Rio Mucuri em Nanuque, ligando a Rua Araguari, Centro, ao bairro Vila Esperança, em substituição à antiga ponte de madeira. A ponte foi batizada com o nome do empresário Celino Andrade, responsável a pela construção de vários imóveis na área central da cidade.


De lá para cá, os moradores do bairro sempre reivindicaram a construção de uma rotatória na entrada da ponte, no cruzamento entre a Avenida Anhanguera, que dá acesso ao Parque de Exposições, e a Avenida Oulival Mendonça, que margeia o Rio Mucuri rumo ao Ribeirão das Pedras.


Segundo o autor, "a medida vai disciplinar o trânsito e garantir segurança aos condutores de veículos e, principalmente, aos pedestres, além de representar melhor configuração urbana no principal acesso ao bairro Vila Esperança, região Oeste da cidade".


<>


quinta-feira, 15 de setembro de 2022

ADEQUAÇÃO DA SAÚDE DE NANUQUE À PRÁTICA DA TELEMEDICINA DE FORMA PERMANENTE

A telemedicina é uma das grandes conquistas da prática médica moderna, pois é uma forma racional de unir a medicina com as tecnologias de comunicação




Adequação estrutural da Secretaria Municipal de Saúde para a prática da telemedicina de forma permanente foi proposta, através de Indicação, pelo vereador José Osvaldo Lima dos Santos.


Ele levou a proposta ao Poder Executivo, buscando adequação estrutural da Secretaria Municipal de Saúde para a prática da telemedicina de forma permanente, respeitando as disposições na Resolução n°1.634/2002, o Código de Ética Médica e o Ofício n°1.756, de 19 de março de 2020, do Conselho Federal de Medicina, e a Lei Federal n° 13.989, de 2020.


Considera- se telemedicina, entre outros, o exercício da medicina com transmissão segura de conteúdo audiovisual e dados por tecnologias digitais seguras, para fins de assistência (acompanhamento, diagnóstico, tratamento e vigilância epidemiológica) prevenção a doenças e lesões, promoção de saúde, educação e pesquisa em saúde.


Segundo o autor, a telemedicina é uma das grandes conquistas da prática médica moderna, pois é uma forma racional de unir a medicina com as tecnologias de comunicação, com a finalidade de realizar ações médicas à distância. Vencer os limites do tempo e da distância é o seu verdadeiro papel.


 Existem casos em que o deslocamento de paciente e até a distância são fatores críticos para o atendimento a um paciente. Assim, torna-se mais viável o uso de tecnologias da comunicação e das informáticas para prover os serviços de saúde necessários à assistência médica para aqueles que mais necessitam recebê-la.


<>



quarta-feira, 14 de setembro de 2022

CRIAÇÃO DO PROJETO "BOTA-FORA" PARA DESCARTE DE ELETRODOMÉSTICOS E OUTROS

Esses objetos recolhidos também podem ser disponibilizados a famílias de baixa renda 




O Vereador Sidnei Pereira Silva apresentou Indicação na Câmara, na qual reitera pedido de criação do projeto “Bota-Fora” para descarte de eletrodomésticos e móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos.


A matéria reitera documento apresentado dia 11 de outubro do ano passado, atendendo a inúmeros pedidos de cidadãos de Nanuque. Trata-se da proposta de criação do projeto “Bota-Fora”, dentro do serviço de Limpeza Pública, com a finalidade de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares de lixo, como móveis e eletrodomésticos quebrados, colchões e outros objetos volumosos. 


Nas cidades onde já foi desenvolvida, a ação do “Bota-Fora” permite que os cidadãos realizem o descarte correto de materiais e resíduos, que poderiam formar focos irregulares de lixo. 


Esses objetos recolhidos também podem ser disponibilizados a famílias de baixa renda interessadas em determinadas peças reaproveitáveis, mediante reforma, ou recicláveis, contribuindo para a geração de renda de quem vive da triagem de resíduos.


É um assunto que merece atenção especial do Prefeito, segundo o autor.


<>


quinta-feira, 8 de setembro de 2022

INDICAÇÃO SUGERE PROGRAMA MUNICIPAL PARA ESTIMULAR O PRIMEIRO EMPREGO

“Nanuque turbina o primeiro emprego da galera” foi o nome escolhido para a iniciativa




Na reunião de segunda-feira passada (5) da Câmara, o vereador Djalma Moreira apresentou a Indicação nº 198/2022, que aponta ao prefeito Gilson Coleta a necessidade de criação do Programa “Nanuque turbina o primeiro emprego da galera”, para contratação de jovens sem experiência no mercado de trabalho.


Finalidade de promover a inclusão desses jovens sem experiência, capacitando-os e incorporando-os a diversas atividades profissionais.


Segundo Djalma, o programa tem foco em três itens principais:

1. Fomentar a geração de empregos e renda para os jovens do Município;

2. Oferecer qualificação e experiência para jovens no mercado de trabalho gerando inclusão social;

3. Diminuir o impacto de refluxos na atividade econômica para a juventude.


O documento será encaminhado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta no decorrer desta semana.


 


quarta-feira, 7 de setembro de 2022

PASSAGEM GRÁTIS NOS ÔNIBUS URBANOS EM DIAS DE ELEIÇÕES: PROPOSIÇÃO É APRESENTADA CÂMARA

A gratuidade terá duração de 2 horas antes e até 2 horas depois da votação




Em dias de realização de eleições, seja de prefeito, vereador, deputado, senador, governador e presidente, é interessante que haja gratuidade nos ônibus que fazem o transporte urbano de passageiros. A proposta foi feita pelo vereador Lot Ignácio de Souza Jr., na reunião dessa segunda-feira (5/9) na Câmara de Nanuque.


Com base em exemplos de outras cidades, Lozim submete ao prefeito Gilson Coleta a possibilidade de garantir a gratuidade no transporte coletivo a eleitores residentes no Município.


“A medida vai assegurar o benefício apenas aos eleitores que apresentarem o título de eleitor, físico ou digital, no dia das eleições. A gratuidade mencionada terá a duração de duas horas antes até duas horas depois do horário fixado pela Justiça Eleitoral para a realização do pleito”, explicou o autor.


Lozim também diz que é facultado ao Município permitir que a empresa concessionária do serviço público tenha direito à compensação fiscal pelo fornecimento do transporte gratuito no dia da eleição.


O documento será encaminhado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta no decorrer desta semana. 


<> 


INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...