terça-feira, 18 de julho de 2023

PACIENTES COM DOENÇA RENAL DEVEM SER ACOMPANHADOS DE FISIOTERAPEUTA DURANTE HEMODIÁLISE

Proposição foi apresentada na Câmara



Obrigatoriedade de acompanhamento por profissional de fisioterapia de pacientes com doença renal crônica durante a hemodiálise. É o que prevê a Indicação nº 155/2023, apresentada pelo vereador Lot Ignácio de Souza Jr., na reunião desta segunda-feira (17) da Câmara de Nanuque.


O autor faz referência ao Projeto de Lei nº 1.589/20, autoria do deputado estadual Gustavo Santana  que trata do assunto em âmbito estadual. A proposição será encaminhada ao gabinete do prefeito Gilson Coleta no decorrer da semana.


A doença renal crônica (DRC) é a diminuição lenta e progressiva das funções renais, caso não seja tratada pode levar a paralisação dos rins. No Brasil estima-se que atualmente mais de 10 milhões de pessoas apresentam a doença, infelizmente esse dado vem acompanhado de um alto índice de mortalidade.


A Hemodiálise consiste em uma opção de tratamento que permite a remoção das toxinas e excesso de água do organismo. O objetivo da diálise é substituir as funções excretoras dos rins. O tratamento dialítico e a própria condição da doença, resultam em alterações físicas negativas no corpo do paciente, que na maioria das vezes perde a disposição para simples atividades do dia a dia.


Felizmente, vários estudos internacionais e nacionais, vinculados à indexações científicas importantes, como o Journal of the American Society of Nephrology/Elsevier, New England Journal if Medicine, Jornal Brasileiro de Nefrologia, PubMed, Scielo, revelaram que a fisioterapia, adjunto ao tratamento dialítico, durante as sessões de HD, pode ser e tem se tornado uma parte significativa da reabilitação física desses pacientes.


Países europeus, como Portugal e Alemanha já possuem equipes de fisioterapia onde desenvolvem tais práticas e protocolos clínicos visando não somente a ação curativa das disfunções, mas também a prevenção, o retardo da evolução e a melhoria de várias complicações osteomioarticulares apresentadas ou potencialmente ocasionadas pelas comorbidades decorrentes da Doença renal crônica.


Na pesquisa supracitada, o objetivo principal era a melhoria da qualidade de vida do paciente hemodialítico através de um programa fisioterapêutico intradialítico específico.


Os resultados do estudo foram extremamente positivos, houve uma melhora significativa e estatisticamente comprovada nos aspectos locomotores, funcionais e na diminuição da dor física dos pacientes.


<>


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...