Proposições apresentadas na Câmara
Três pedidos marcaram a atuação do vereador Sidnei Pereira Silva nas duas últimas reuniões da Câmara.
ILUMINAÇÃO DA LADEIRA DO BAIRRO VISTA LINDA
Com um pedido de providências enviado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta, Sidnei pediu um amplo serviço de iluminação da Avenida Juarez Alves Costa, via que dá acesso ao bairro Vista Linda, região Norte de Nanuque.
O vereador defende parceria com a Cemig para a iluminação de toda a extensão da conhecida ladeira, de aproximadamente 650 metros, via que liga os bairros Pedra Negra e Vista Linda.
Recomendou ao prefeito a instalação de bebedouros com água potável em praças, pontos de ônibus, táxi e mototáxi e demais espaços públicos da cidade de Nanuque.
Justificou o vereador: “Todos sabemos que o consumo de água é indispensável para a saúde de todos, devido à necessidade fisiológica do corpo humano de se manter hidratado, de regular sua temperatura, proteger os órgãos vitais e diversos outros benefícios que são de extrema relevância à saúde.”
“O acesso a água potável é uma questão de saúde pública, e a instalação de bebedouros públicos pode corroborar com a economia dos gastos do Município, pois possibilita uma redução dos custos ambulatoriais e hospitalares face aos problemas de saúde decorrente da falta de água no organismo, sobretudo das pessoas em situação de rua.”
VERÃO AINDA NEM COMEÇOU – o autor lembrou que nos meses de outubro e novembro já tivemos temperaturas acima dos 40 graus centígrados em Nanuque, sendo que o verão, a estação mais quente do ano, ainda vai começar no dia 22 de dezembro e se estender até 20 de março do ano que vem.
GARANTIA DE PRIORIDADE EM PROGRAMAS E SERVIÇOS SOCIAIS DO MUNICÍPIO ÀS MULHERES DE BAIXA RENDA E VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Em outra indicação, explicou que, a exemplo de dezenas de cidades brasileiras, Nanuque precisa de uma lei específica destinada a assegurar às mulheres de baixa renda e vítimas de violência doméstica a prioridade em programas e serviços sociais do Município.
“O assunto está previsto no Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007. Os convênios e contratos com o objetivo de promover novos programas ou serviços sociais no Município, firmados com entidades públicas ou privadas, deverão incluir cláusula que assegure essa prioridade."
NÚMEROS ALARMANTES
Infelizmente, o Brasil é um país que tolera demais a violência contra mulheres, e isso é demonstrado em números alarmantes, como, por exemplo:
1. Uma mulher é morta a cada sete horas por ser mulher;
2. Nove em cada dez casos, a mulher foi morta por um companheiro ou ex-companheiro;
3. País está no 5º lugar no ranking mundial do feminicídio;
4. Uma mulher sofre violência doméstica a cada dois minutos;
5. Uma menina de até 13 anos é estuprada a cada 15 minutos;
6. Violência não é só física: agressões psicológicas crescem anualmente;
7. Quase metade das brasileiras já sofreu assédio sexual no trabalho;
8. Uma em cada quatro mulheres é vítima de violência obstétrica na hora do parto.
<>
Nenhum comentário:
Postar um comentário