terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

VEREADOR PROPÕE JUSTIÇA FEDERAL FUNCIONANDO NO CENTRO DE NANUQUE

 

Permutação de endereços da Justiça Federal e do IBGE para melhor atendimento ao público




Na sessão da Câmara desta segunda-feira (17/2) à noite, o vereador Elson de Souza Lima apresentou a Indicação nº 025/2025, na qual propôs a permutação de endereços da Justiça Federal e do IBGE em Nanuque para melhor atendimento ao público.


Na justificativa, o autor explicou: 


"Com todo respeito – e pelo bem da coletividade –, com o objetivo único de oferecer melhor atendimento ao público, venho propor a permuta de endereços entre a Unidade de Atendimento Avançado (UAA) da Justiça Federal e a agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Nanuque.


Atendendo solicitações de profissionais do Direito e da Imprensa, líderes comunitários, comerciantes e outros, venho propor ao Poder Executivo que se utilize dos mecanismos legais junto aos órgãos competentes para que a unidade da Justiça Federal passe a funcionar na Rua São João Del Rey, nº 195, Centro, onde há décadas funciona a agência do IBGE.


Em contrapartida, o IBGE passaria a ocupar a sala do prédio localizado na Avenida Brasil, 644, bairro Vila Nova, que é o endereço da Unidade de Atendimento Avançado em Nanuque da Subseção Judiciária de Teófilo Otoni da 6ª Região do Tribunal Regional Federal."


Elson ainda acrescentou, dizendo que, com base em informações de fonte confiável, atualmente a Justiça Federal atende em média mais de 200 pessoas por mês, enquanto a demanda por serviços do IBGE é insignificante em Nanuque, na opinião do vereador. "Com o funcionamento da Justiça Federal em área central da cidade, estaríamos proporcionando mais facilidade, conforto e melhor acessibilidade às pessoas que procuram a Justiça Federal, sobretudo quem mora nos distritos de Gabriel Passos e Vila Pereira e comunidades rurais", concluiu o vereador.


REQUERIMENTOS: TRANSPORTE ESCOLAR E SITUAÇÃO FINANCEIRA DO IPASMUN


Na mesma sessão, Elson apresentou dois requerimentos: um que solicita informações sobre os veículos utilizados no transporte escolar municipal e outro que aponta necessidade de convocação de representante do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Nanuque (Ipasmun).


<>


terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

PELO 5º ANO CONSECUTIVO, DJALMA MOREIRA VOLTA A COBRAR UNIDADE DE SAÚDE PARA ATENDER OS BAIRROS NAÇÕES UNIDAS E JARDIM DAS ACÁCIAS

 Vereador acredita no empenho do prefeito e do seu deputado Prof. Wendel para atender a população



Não é de hoje que o vereador Djalma Moreira (Solidariedade), luta pela implantação de Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender os bairros Nações Unidas e Jardim das Acácias, além de adjacências da região Sul de Nanuque. Na reunião de segunda-feira passada (10/2) da Câmara, ele novamente apresentou a proposição.


Agora, com a Indicação nº 020/2025, ele insiste na reivindicação. Djalma afirma: "Há muitos anos que as famílias dos bairros cobram do Poder Público a implantação e funcionamento de Unidade Básica de Saúde (UBS). No decorrer dos quatro anos do mandato anterior, levei a reivindicação ao senhor Prefeito e o tema foi discutido várias vezes durante as reuniões desta Casa de Leis."


E acrescenta: "Além de ser uma reivindicação justa, a medida vai desafogar o atendimento da UBS da Vila Nova, que já possui um grande contingente de moradores em sua área de cobertura. Neste início de nova gestão, espero que o Poder Executivo analise com especial atenção este pedido, na expectativa de ampliar e melhorar o acesso das pessoas aos serviços de Saúde."


"Estou confiante no empenho do deputado estadual do nosso partido [Solidariedade], o Prof. Wendel, e também no esforço do prefeito."


 O documento seguiu para o gabinete do prefeito Gilson Coleta.


Veja o documento.



<>


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

8 ANOS DEPOIS DE CONSEGUIR TROCA DE PISO E REPINTURA, DR. HÉLIO VOLTA A PEDIR REVITALIZAÇÃO DA PASSARELA DA CULTURA DE MUCURI

  Faz quase 1 ano que os quiosques foram demolidos e a área ficou delimitada por tapumes


Hélio na Passarela da Cultura: fotos de 2017, quando o vereador pediu ao então prefeito Carlos Simões que fizesse uma reforma no local. Na época, apenas repintura do local e o piso foi trocado (foto arquivo)


Assim que passou o Carnaval de 2024, a Prefeitura de Mucuri iniciou um intenso trabalho de demolição dos quiosques e do minipalco que compunham a estrutura física da Passarela da Cultura. Agora, quase um ano depois, o espaço continua fechado, sem nenhuma intervenção do poder público.


Preocupado com a situação, o presidente da Câmara determinou o envio de ofício ao prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, na tentativa de obter informações sobre o destino daquela praça de alimentação.


O vereador Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio da Fisioterapia, ainda se lembra do final do ano de 2017, no mandato do ex-prefeito Carlos Simões, quando ele cobrou uma revitalização da praça. Na época, apenas o piso foi trocado, além de uma repintura de quiosques e muros.









"Todos cobram uma revitalização da praça. Se o prefeito quiser, em menos de um mês ele aciona a Secretaria de Obras e é capaz de fazer uma nova Passarela da Cultura, com quiosques mais bonitos e funcionais, área para pequenas apresentações musicais, sanitários... Enfim, só depende de vontade política", comentou Hélio.


O vereador deve encaminhar o ofício ainda nesta quinta-feira (6/2), ou, no mais tardar, amanhã. "Muitas famílias tinham a garantia de uma renda extra com seus quiosques na Passarela da Cultura, além de oportunidades de emprego temporário. Era um espaço gostoso, alegre, de convivência entre os mucurienses e turistas. Está fazendo muita falta. Mucuri precisa de um local assim. Espero uma boa resposta por parte do senhor prefeito", ressaltou Dr. Hélio.



Há 1 ano a Passarela da Cultura está fechada


A Passarela da Cultura é um calçadão localizado na Rua Governador Valadares, no quarteirão entre a Avenida Petrobras e Rua Atlântica, que se tornou referência da área central de Mucuri, por concentrar quiosques de comidas típicas, barzinhos e espaços para shows e brinquedos infantis. A última intervenção da Prefeitura foi em dezembro de 2017, em atendimento a Indicação apresentada na Câmara por Dr. Hélio, em seu segundo mandato.


Fotos do final de 2017, logo após a troca do piso



Tornou-se referência do segmento gastronômico, e há muito tempo vinha merecendo um vigoroso projeto de revitalização, com novo visual dos quiosques, melhor iluminação, decoração personalizada, sanitários e até a promoção permanente de eventos, por parte do Poder Executivo, em parceria com segmentos da sociedade, com foco em atrações musicais e valorização dos artistas locais, para dar “vida” ao local.


 <>

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

VEREADOR APRESENTA REIVINDICAÇÕES QUE PRIORIZAM VILA PEREIRA

 

Limpeza de ruas, patrolamento de estradas, proposta na área de esportes e outras reivindicações


patrolamento de estradas foi um dos pedidos (imagem ilustrativa)


A estreia do vereador Carlos Souza da Cruz mereceu atenção por parte de quem assistiu à primeira reunião da Câmara de Nanuque em 2025, nesta segunda-feira (3/2). Ele apresentou dois pedidos de providências e duas indicações contendo assuntos de interesse da população, especialmente do distrito de Vila Pereira, que ele representa.


Os pedidos assinados foram:


Limpeza de todas as ruas e praças do distrito de Vila Pereira, incluindo área do Córrego Ribeirão;


Execução do serviço de patrolamento das estradas rurais que circundam o perímetro de Vila Pereira.


Doação de sobras de materiais de construção oriundos de ações executadas pela Prefeitura e construtoras particulares a famílias de baixa renda da cidade de Nanuque e dos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos.


Criação do “Programa Esporte Viper” – apoio à prática de atividades esportivas no distrito de Vila Pereira.


Execução do serviço de limpeza da galeria localizada na Rua Pouso Alegre, em frente ao estabelecimento “Fabinho do Guincho”;


Execução do serviço de limpeza da galeria da rede de esgoto da Rua Maria Quitéria, esquina com a Rua Raposo Tavares, nas imediações do nº 400, bairro Vila Esperança;


Execução do serviço de limpeza de capina, limpeza e recolhimento de entulhos no bairro Vila Esperança.


Agora, todos os documentos apresentados na Câmara seguem para o gabinete do prefeito Gilson Coleta.


<>



PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO DOS LOTES URBANOS É PROPOSTO NA CÂMARA

 

Somente com a regularização, o dono do imóvel poderá dizer que é realmente seu



Na abertura dos trabalhos legislativos de 2025 da Câmara de Nanuque, nesta noite de segunda-feira (3/2), o vereador Lot Ignácio de Souza Jr. apresentou a Indicação nº 010/2025, que cobra do prefeito Gilson Coleta a adesão do Município ao Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial - Minas Reurb.


"Na primeira reunião ordinária de 2025, iniciando o meu segundo mandato nesta Casa Legislativa, retomo assunto que defendi incansavelmente nos quatro anos anteriores, que é a necessidade de incluir Nanuque no Minas Reurb – Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial, que visa à regularização fundiária urbana até a efetiva entrega dos títulos de propriedades aos respectivos beneficiários", explicou o vereador.


Regularização fundiária urbana consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de imóveis e titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana.


o autor acredita que, "com o Minas Reurb, todos os problemas relativos à falta de documentação dos imóveis deverão ser resolvidos. Acredita-se que mais de 70% dos imóveis encontram-se nessa situação. Várias cidades mineiras que aderiram ao programa obtiveram resultados positivos, entre elas a vizinha Serra dos Aimorés, onde centenas de famílias passaram a ter oficialmente o título definitivo do seus imóveis, devidamente registrado no Cartório de Títulos e Imóveis".


"Já deixei claro nesta casa que o Minas Reurb só vai acontecer em Nanuque com a parceria firmada entre o Governo de Minas e a Prefeitura Municipal. Somente com a regularização, o dono do imóvel poderá dizer que é realmente seu, o que abre possibilidades, inclusive, para utilizar o imóvel como garantia para ter acesso a recursos e a financiamentos."


O vereador espera que o Poder Executivo coloque o Minas Reurb entre as suas prioridades para 2025.


<>


VEREADOR RELACIONA VÁRIOS PEDIDOS AO PREFEITO NA 1ª REUNIÃO DE 2025

 

Medidas são direcionadas ao bairro Sete de Setembro, Travessa Gov. Valadares e comerciantes do antigo Mercado Municipal





Na reunião da Câmara de Nanuque desta segunda-feira (3/2), o vereador Sidnei Pereira Silva relacionou vários pedidos a serem encaminhados ao gabinete do prefeito Gilson Coleta.


As reivindicações são:


  • Construção de caixa para drenagem em frente à casa do morador conhecido como “Enildão”;

  • Construção de praça, cobertura e instalação de bancos em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro;

  • Caixa de drenagem em frente à Associação de Moradores do bairro;

  • Extensão de rede elétrica da Rua Benedito Ricardo – com prioridade máxima;

  • Construção de caixa para drenagem nas proximidades das casas dos conhecidos moradores Tânia até Silvinho;

  • Complementação do asfalto da Rua Camilo Said em toda a sua extensão onde existe pavimentação de pedrinhas;

  • Construção de praça próximo à Ponte da Jaqueira;

  • Demolição da creche inacabada deixada em governos anteriores;

  • Drenagem em todo o bairro Sete de Setembro;

  • Construção de corrimão, próximo a casa da moradora Rosa, em frente ao n° 1340.

  • Reforma geral do antigo Mercado Municipal;

  • Reposição do calçamento em bloquetes da Travessa Governador Valadares.


O documento seguiu para o gabinete do Prefeito Municipal.

<>

PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NO HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO DE NANUQUE PARA MELHORAR ATENDIMENTO

Além do Pronto-Socorro central, Nanuque possui 12 UBS e policlínica




Uma completa reorganização dos serviços do Hospital e Pronto-Socorro Municipal, para desafogar atendimento e garantir mais eficiência, foi proposta pelo vereador Djalma Moreira, autor da Indicação nº 007/2025, na sessão de abertura dos trabalhos da Câmara de Nanuque nesta segunda-feira (3/2)


Dentro das normas da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Governo Federal desde 2003, Djalma recomenda uma análise de possibilidade de reorganização dos serviços do Hospital e Pronto-Socorro Municipal, visando desafogar atendimento e garantir mais eficiência.


Explicou o vereador: "Nanuque possui o Hospital Renato Azeredo, localizado no centro da cidade, equipado para cirurgias e outros procedimentos mais específicos, mas conta com 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros e distritos, além da Policlínica do bairro Laticínios."


Com as obras de reforma e ampliação do Hospital, Djalma acredita que muitos serviços podem ser divididos, dentro dos critérios estabelecidos.


"Importante é garantir a organização de redes assistenciais, humanização no atendimento dos pacientes, qualificação e educação permanente dos profissionais da Saúde."


O documento segue agora para o gabinete do prefeito Gilson Coleta.


<>


PROPOSIÇÃO RECOMENDA CRIAÇÃO DO BANCO COMUNITÁRIO DE NANUQUE

 Indicação de vereador tramitou na Câmara A ideia não é nova, e até já foi colocada em prática em algumas cidades, como em Neves, região met...