sábado, 31 de maio de 2025

AÇÕES DESENVOLVIDAS NA CÂMARA DE NANUQUE EM FAVOR DO DISTRITO DE VILA PEREIRA SÃO DESTAQUE EM REUNIÃO DA CODEVASF

A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974,  cuja finalidade é “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”




Durante reunião na sexta-feira (30/5), em Belo Horizonte, na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o nome do vereador Carlos Souza da Cruz, de Nanuque, foi mencionado pelo assessor técnico parlamentar Matsuo Shinkawa, do gabinete do deputado estadual Professor Wendel Mesquita. 


Representando os vales do Mucuri e Jequitinhonha, Shinkawa destacou o trabalho do vereador na ação firme na defesa dos pequenos agricultores, ressaltando o apoio do deputado federal Zé Silva. A reunião foi conduzida pelo parlamentar e reuniu prefeitos e vereadores durante entrega de tratores e kits para apicultura e material destinado a irrigação de áreas.


Vila Pereira deverá ser contemplada com máquinas e implementos agrícolas para ajudar as famílias de pequenos agricultores.


CODEVASF - A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, de capital social pertencente integralmente a União e vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e tem a finalidade de “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”. As atividades desempenhadas não têm fins lucrativos, e sim sociais. Desde sua criação, a Companhia vem transformando a realidade da sua área de atuação, contribuindo para melhoria de qualidade de vida de milhões de pessoas.


Em reconhecimento ao relevante trabalho realizado pela Codevasf, nas últimas décadas a sociedade e a classe política passaram a demandar a sua presença onde a intervenção do poder público se faz necessária para dotar territórios carentes de infraestrutura, bem como proporcionar e apoiar o desenvolvimento local.


<>

sexta-feira, 30 de maio de 2025

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS RELACIONAM VÁRIAS DEMANDAS DA POPULAÇÃO

Reivindicações abrangem infraestrutura, calçamento, saúde, cultura e outras áreas




Têm sido recorrentes na Câmara de Nanuque os pedidos de providências assinados pelo vereador Sidnei Pereira Silva, sempre batendo na tecla de que a Administração Municipal precisa estar com um olhar atento não apenas a uma área, mas às várias áreas que compõem uma gestão pública.


O foco principal do vereador está ligado no atendimento às constantes reclamações dos moradores do bairro Sete de Setembro, da Travessa Governador Valadares e de comerciantes do antigo Mercado Municipal, mas os pedidos alcançam outros bairros da cidade.


Recentemente, no decorrer do mês de maio, o autor relacionou demandas como:


    • Construção de caixa para drenagem em frente à casa do morador conhecido como “Enildão”;  

    • Construção de praça, cobertura e instalação de bancos em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro;

    • Caixa de drenagem em frente à Associação de Moradores do bairro;   

    • Extensão de rede elétrica da Rua Benedito Ricardo – com prioridade máxima;   

    • Construção de caixa para drenagem nas proximidades das casas dos conhecidos moradores Tânia até Silvinho;

    • Complementação do asfalto da Rua Camilo Said em toda a sua extensão onde existe pavimentação de pedrinhas;

    • Construção de praça próximo à Ponte da Jaqueira. 

    • Demolição da creche inacabada deixada em governos anteriores;

    • Drenagem em todo o bairro Sete de Setembro;   

    • Construção de corrimão, próximo a casa da moradora Rosa, em frente ao n° 1340. 

    • Reforma geral do antigo Mercado Municipal;

    • Reposição do calçamento em bloquetes da Travessa Governador Valadares.


Como sempre, os pedidos são encaminhados ao gabinete do Prefeito Municipal, a espera de respostas favoráveis.


<>


quinta-feira, 29 de maio de 2025

TRABALHADORES RURAIS: COMO ESTÃO FUNCIONANDO AS PARCERIAS MANTIDAS ENTRE NANUQUE E O GOVERNO FEDERAL?

 Pedido de informações foi apresentado na Câmara




Durante a sessão de segunda-feira passada (26/5), o vereador Elson de Souza Lima apresentou no plenário uma indicação que solicita do prefeito Gilson Coleta as informações atualizadas sobre o desenvolvimento de programas mantidos graças às parcerias do Município com o Governo Federal na valorização dos trabalhadores rurais. 


Elson lembrou que no domingo, dia 25 de maio, foi comemorado o Dia do Trabalhador Rural, data que celebra a força desses guerreiros que produzem alimentos e reconhece o trabalho que eles realizam no campo, tornando-o fundamental para o desenvolvimento da economia do país e para a segurança alimentar da população. 


O vereador aproveitou o ensejo para solicitar do Poder Executivo que envie ao seu gabinete todas as informações a respeito das parcerias que o Município mantém com o Governo Federal para o desenvolvimento de programas e ações como: 

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf);

Programa Mulheres Rurais;

Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF);

Programa Mais Alimentos;

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);

Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA);

Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), entre outros. 


De acordo com o vereador, "existem muitas ações incentivadas na área do desenvolvimento rural pelo Governo Federal, mas os Municípios precisam fazer a sua parte, buscar formalizar essas parcerias, pois os benefícios são imensos para as famílias de pequenos agricultores".


O documento foi enviado ao gabinete do prefeito.


<>

terça-feira, 20 de maio de 2025

ADAPTAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Proposição foi apresentada na Câmara




Na Câmara de Nanuque, durante a reunião desta segunda-feira à noite (19/5), o vereador Lot Ignácio de Souza Junior apresentou a Indicação nº 094/2025, que defende a obrigatoriedade de adaptação da merenda escolar para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas da rede municipal de ensino.


O autor explica que é oportuno à Secretaria Municipal de Educação adotar medidas de adaptação da merenda escolar oferecida nas unidades da rede municipal de ensino aos alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).


A adaptação deverá respeitar: as restrições alimentares atestadas por laudo médico ou nutricional; a seletividade alimentar característica do TEA, com comprovação profissional; e as orientações emitidas por nutricionistas e outros profissionais de saúde que acompanhem o aluno. 

Crianças com TEA frequentemente apresentam dificuldades alimentares, como seletividade extrema, hipersensibilidade a texturas, cores ou sabores, além de restrições alimentares ligadas a questões médicas ou terapêuticas. Esses fatores tornam a alimentação escolar um desafio e, muitas vezes, um risco para a saúde desses estudantes. Garantir a adaptação da merenda escolar é uma ação de inclusão e respeito à diversidade. 


O documento será enviado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta nesta terça (20/5).


<>

DR. HÉLIO PROPÕE UBS DO IDOSO PARA MUCURI E ITABATÃ

 

Proposição do presidente da Câmara já foi aprovada




Na semana passada, na reunião do dia 13/5, a Câmara de Mucuri aprovou a Indicação nº 115/2025, assinada pelo presidente  Hélio Alvarenga Penha, o Dr. Hélio (PSDB), que recomenda ao prefeito Robertinho a criação da UBS do Idoso em Mucuri-sede e no distrito de Itabatã.


Na opinião do vereador, Mucuri pode ser destaque nesta mesorregião que inclui extremo sul da BA, nordeste de MG e norte do ES, na área de saúde, com a criação de duas Unidades Básicas de Saúde do Idoso (UBS do Idoso): uma na sede do Município e outra no distrito de Itabatã, que registra o maior contingente populacional.


"Finalidade é oferecer atendimento multidisciplinar de profissionais de saúde exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos de idade, com ações de prevenção e tratamento de doenças crônicas; atividades de reabilitação física e cognitiva; e programas educativos sobre o envelhecimento saudável", explicou o autor.


Pela proposta de Hélio, cada UBS do Idoso deverá ser equipada com: sala de Raio X, pronto atendimento de emergência, farmácia, consultórios e salas de emergência, salas de fisioterapia e terapia ocupacional e cabines de fonoaudiologia. 


O presidente Dr. Hélio, durante a sessão de 13/5


"Esta Indicação atende a uma demanda específica de saúde da população idosa e garante a estrutura necessária para diagnóstico, acompanhamento e tratamento da saúde, considerando o envelhecimento acelerado da população, o que exige uma abordagem mais personalizada e integrada."


A população idosa apresenta uma prevalência elevada de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e osteoartrite. Para Hélio, a implementação da UBS do Idoso alinha-se com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e com as políticas públicas voltadas para o Conselho Nacional de Saúde. 


<>


terça-feira, 13 de maio de 2025

REFORMA E MELHOR ESTRUTURAÇÃO DA CRECHE DO BAIRRO VILA NOVA

"O prédio necessita de um olhar atencioso e providências por parte da Administração Municipal"




Em visita ao Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Dulce (Cemei) na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, o vereador Djalma Moreira verificou que o prédio necessita de uma ampla reforma, em caráter de urgência, com melhor estruturação de suas salas para atender as crianças no dia a dia.


À noite, durante reunião da Câmara, ele apresentou a Indicação nº 090/2025, que trata do assunto. A Cemei é uma instituição dedicada à educação infantil com serviço de creche para crianças em fase de desenvolvimento.


Segundo o autor, "o prédio necessita de um olhar atencioso e providências por parte da Administração Municipal".


A Cemei é uma instituição dedicada à educação infantil com serviço de creche para crianças em fase de desenvolvimento.


Documento segue nesta terça (13) para o gabinete do prefeito Gilson Coleta. 

UNIDADE MÓVEL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DENTRO DO PROGRAMA "AGORA TEM ESPECIALISTAS"

  As unidades móveis do Ministério da Saúde atuaram em dezenas de cidades do interior do país Solicitação de unidade móvel do Ministério da ...