terça-feira, 20 de maio de 2025

ADAPTAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Proposição foi apresentada na Câmara




Na Câmara de Nanuque, durante a reunião desta segunda-feira à noite (19/5), o vereador Lot Ignácio de Souza Junior apresentou a Indicação nº 094/2025, que defende a obrigatoriedade de adaptação da merenda escolar para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas da rede municipal de ensino.


O autor explica que é oportuno à Secretaria Municipal de Educação adotar medidas de adaptação da merenda escolar oferecida nas unidades da rede municipal de ensino aos alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).


A adaptação deverá respeitar: as restrições alimentares atestadas por laudo médico ou nutricional; a seletividade alimentar característica do TEA, com comprovação profissional; e as orientações emitidas por nutricionistas e outros profissionais de saúde que acompanhem o aluno. 

Crianças com TEA frequentemente apresentam dificuldades alimentares, como seletividade extrema, hipersensibilidade a texturas, cores ou sabores, além de restrições alimentares ligadas a questões médicas ou terapêuticas. Esses fatores tornam a alimentação escolar um desafio e, muitas vezes, um risco para a saúde desses estudantes. Garantir a adaptação da merenda escolar é uma ação de inclusão e respeito à diversidade. 


O documento será enviado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta nesta terça (20/5).


<>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UNIDADE MÓVEL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DENTRO DO PROGRAMA "AGORA TEM ESPECIALISTAS"

  As unidades móveis do Ministério da Saúde atuaram em dezenas de cidades do interior do país Solicitação de unidade móvel do Ministério da ...