Vereador reitera pedido na Câmara
Reiterando documento apresentado na Câmara em fevereiro deste ano, com base nas normas da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Governo Federal desde 2003, o vereador Djalma Moreira recomendou uma análise de possibilidade de reorganização e ampliação dos serviços do Hospital e Pronto-Socorro Municipal Dr. Ivan Claret Marques Fonseca.
No entendimento do autor, Nanuque possui o Hospital Municipal, localizado no centro da cidade, equipado para cirurgias e outros procedimentos mais específicos, e conta ainda com 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros e distritos, além da Policlínica do bairro Laticínios. Com as obras de reforma e ampliação do Hospital, ele acredita que muitos serviços podem ser melhor divididos, dentro dos critérios estabelecidos.
O mais importante é garantir a organização de redes assistenciais, humanização no atendimento dos pacientes, qualificação e educação permanente dos profissionais da Saúde.
O atendimento de urgência no pronto-socorro é voltado para situações em que a vida ou a saúde do paciente correm risco imediato e precisam de intervenção rápida.
O que caracteriza urgência e emergência:
Emergência: risco iminente de morte ou de perda de função de um órgão (ex.: parada cardiorrespiratória, AVC, infarto, hemorragias graves, politraumas).
Urgência: situações que não ameaçam a vida de forma imediata, mas exigem atendimento rápido para evitar complicações (ex.: crises de asma, fraturas, cólicas renais intensas, desmaios).
<>

Nenhum comentário:
Postar um comentário