terça-feira, 21 de outubro de 2025

ASSEMBLEIAS SOBRE O REURB EM NANUQUE


Explicações sobre o programa de Regularização Fundiária acontecem nesta quarta (22), na Vila Esperança, e, na quinta (23), no bairro Romilda Ruas




O vereador Elson Lima tem intensificando o convite para a realização de duas assembleias do programa de Regularização Fundiária Urbana em Nanuque: a primeira será nesta quarta-feira (22/10), no salão da Igreja São Francisco de Assis, bairro Vila Esperança; a segunda, quinta (23), no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Romilda Ruas, sempre no horário das 19h. 


Finalidade é tirar dúvidas sobre o processo e orientar a comunidade sobre a regularização de seus imóveis. A organização do evento é da Urbanizar Engenharia.


Envolvido no trabalho bem antes do programa ser desenvolvido em Nanuque, Elson explica que a "Regularização Fundiária Urbana abrange um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais com a finalidade de incorporar os núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes. É a chance que a pessoa tem de ter seu imóvel e chamar realmente de seu. Fundamental que a população participe ativamente da iniciativa".


O programa Minas Reurb confere dignidade às famílias ao realizar o sonho da casa própria, reduzir a dependência financeira municipal, aumentar a receita própria dos municípios e dinamizar a economia local. A titulação do terreno proporciona valorização imediata do imóvel, permitindo a precificação pelo valor de mercado, e viabiliza o acesso a financiamentos habitacionais em instituições financeiras. 



"O prefeito Gilson tem se mostrado um grande apoiador do programa em Nanuque, mas a população precisa participar ativamente", disse Elson.


Como regularizar um imóvel 


O processo para a emissão do título de regularização inicia com a identificação do núcleo e instauração da Reurb. Essa etapa objetiva a identificação e delimitação do perímetro do núcleo para que seja possível a instauração do procedimento de regularização, bem como para proceder com buscas sobre titularidade da área para a notificação e manifestação de interessados. 


Em seguida, é realizado o Projeto de Regularização Fundiária e o cadastro social, momento em que é feito o levantamento planialtimétrico e cadastral georreferenciado do perímetro definido e já delimitado, bem como o levantamento socioeconômico de cada ocupante inserido no núcleo. 


A terceira etapa é a de processamento administrativo da Reurb, que consiste na elaboração de documentos técnicos, administrativos e jurídicos, que compreende: saneamento do processo, aprovação do Projeto de Regularização Fundiária (PRF) e emissão de Certidão de Regularização Fundiária (CRF). 


A etapa final é denominada de Registro da Reurb e objetiva o registro da CRF e do projeto de regularização fundiária aprovado perante o oficial do cartório de registro de imóveis em que se situe a unidade imobiliária com destinação urbana regularizada. Após a aprovação da documentação pelo cartório, o registro é emitido e os títulos são viabilizados para os moradores que apresentaram a documentação exigida. Fora desse processo, o morador que deseja receber a documentação do imóvel deve procurar a prefeitura para apresentar a documentação exigida pela Reurb e dar seguimento no cadastramento do imóvel que já está regularizado. Todas essas etapas serão executadas pela empresa contratada pelo município, valendo se do recurso disponibilizado por meio do convênio.


<>


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UNIDADE MÓVEL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DENTRO DO PROGRAMA "AGORA TEM ESPECIALISTAS"

  As unidades móveis do Ministério da Saúde atuaram em dezenas de cidades do interior do país Solicitação de unidade móvel do Ministério da ...