Proposta foi novamente apresentada na Câmara: apoio e incentivo aos agricultores familiares
Com a nomeação do novo secretário municipal de Agricultura, Valdeir Souza Neves, que assumiu em junho, o vereador Lot Ignácio de Souza Junior renovou expectativas para a criação do vale-feira em Nanuque, para apoiar agricultores familiares.
Na reunião de segunda-feira (4/7) na Câmara, ele saudou o novo secretário, desejando-lhe boa sorte, e reiterou a proposta do projeto Vale-Feira. A proposta é oferecer aos servidores públicos municipais, com salários inferiores a R$ 1.500,00 (valor bruto), tíquetes-feira para uso exclusivo na compra de alimentos de feirantes cadastrados em projeto específico do Município.
“Espero, sinceramente, que o amigo Valdeir abrace essa ideia. O vale-feira é algo formidável que funciona muito bem”, disse o autor.
O vereador entende que as feiras livres são um importante espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar. “A Prefeitura de Nanuque deve se mirar em boas experiências para desenvolver projetos de apoio à agricultura familiar. Várias cidades estão desenvolvendo o programa com sucesso, como, por exemplo, Mantena, no Vale do Rio Doce, a 460 km de Belo Horizonte. É de fundamental importância a parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), que orienta os produtores sobre o programa.”
COMO FUNCIONA
A iniciativa baseia-se em uma cartela com dez tíquetes no valor de R$ 2,00 cada. A cartela é picotada, sendo possível fazer o destaque individual de cada valor e, assim, adquirir produtos de diferentes preços. Todo mês, a Prefeitura oferece os tíquetes para os funcionários que só podem gastá-lo na feira em barracas cadastradas. Os feirantes são cadastrados na Secretaria de Municipal de Agricultura e depois fazem a troca dos tíquetes por dinheiro na Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário