Respaldo de Resolução Federal
Um ano depois de ter apresentado na Câmara a Indicação nº 23/2022, quando cobrou do prefeito a garantia de transporte aos alunos da rede municipal de ensino residentes no bairro Sete de Setembro até as escolas do Centro da Cidade e do bairro Laticínios, o vereador Sidnei Pereira Silva garante que vai continuar insistindo na sua reivindicação.
“Não vou sossegar enquanto Gilson Coleta e a Secretaria Municipal de Educação não resolverem essa situação”, afirmou. Por isso, protocolou novamente o documento, pedindo apoio dos colegas vereadores, da comunidade escolar e do Ministério Público.
No documento, Sidnei mobiliza o Poder Executivo para que acione a Secretaria Municipal de Educação, no sentido de analisar viabilidade de disponibilizar transporte escolar aos alunos residentes no bairro Sete de Setembro, matriculados na rede municipal de ensino, até as escolas Américo Machado, Stalin Romano, no Centro da Cidade, e Vale do Mucuri, no bairro Laticínios.
O vereador lembra que a Resolução Federal nº 01, de 20 de abril de 2021, estabelece que, desde que não haja prejuízo ao atendimento dos estudantes residentes na zona rural e matriculados nas escolas das redes públicas de ensino básico, os veículos poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior.
LONGA CAMINHADA
Sidnei explica: “Como exemplo, tomando-se por referência um aluno que mora na extensão final da Rua Camilo Said, no bairro Sete de Setembro, já nas proximidades da rodovia BR-418, ele terá pela frente, todos os dias, uma distância superior a 3,5 quilômetros para chegar à Escola Estadual Vale do Mucuri, totalizando mais de 7 quilômetros de ida e volta. Se for matriculado no turno matutino, esse aluno será obrigado a acordar todos os dias no mínimo às 5 horas da manhã, para cumprir suas necessidades fisiológicas e higiênicas, tomar café da manhã, preparar o material didático e arrumar-se para frequentar as aulas durante a semana. Considerando a distância a percorrer caminhando, não gastará menos que 40 minutos para chegar à escola.”
<>
Nenhum comentário:
Postar um comentário