terça-feira, 18 de julho de 2023

PSICÓLOGOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE NANUQUE

“É um assunto que requer análise detalhada por parte da Secretaria Municipal de Saúde”, diz autor da indicação




Baseado no texto do Projeto de Lei nº 133/23,  em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o vereador Elson de Souza Lima apresentou a Indicação nº 154/2023 durante a reunião desta segunda-feira (17) da Câmara. Na qual recomenda ao prefeito Gilson Coleta a análise de viabilidade de inclusão de psicólogos nos Programas Saúde da Família (PSF) para atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro, nos bairros e nos distritos.


Objetivo é alinhar a proposta com as normas do Ministério da Saúde vigentes relacionadas à Política Nacional de Atenção Básica e à Política Nacional de Saúde Mental, de forma a garantir às pessoas o adequado acolhimento nas visitas domiciliares para que elas possam receber atendimento .


A proposição será encaminhada ao gabinete do prefeito no decorrer da semana.


<>

SITE DA PREFEITURA PRECISA MANTER IDOSOS INFORMADOS SOBRE SERVIÇOS OFERECIDOS E DIREITOS GARANTIDOS

Vereador propõe obrigatoriedade dessas informações na página oficial da PMN na internet




Durante a reunião desta segunda-feira (17) da Câmara, o vereador Sidnei Pereira Silva apresentou a Indicação nº 153, que defende a obrigatoriedade de inclusão, na página oficial da Prefeitura de Nanuque na internet, de uma aba específica que reúna todos os serviços municipais à disposição dos idosos e de todos os benefícios que lhes são concedidos por lei.


O vereador recomenda que “as informações devem ser escritas de forma clara, visando proporcionar fácil e e rápido entendimento ao cidadão idoso sobre todos os direitos que se referem aos serviços e benefícios municipais, estaduais e federais, de acordo com as leis vigentes.”


A proposição será encaminhada ao gabinete do prefeito Gilson Coleta no decorrer da semana.


<>


PACIENTES COM DOENÇA RENAL DEVEM SER ACOMPANHADOS DE FISIOTERAPEUTA DURANTE HEMODIÁLISE

Proposição foi apresentada na Câmara



Obrigatoriedade de acompanhamento por profissional de fisioterapia de pacientes com doença renal crônica durante a hemodiálise. É o que prevê a Indicação nº 155/2023, apresentada pelo vereador Lot Ignácio de Souza Jr., na reunião desta segunda-feira (17) da Câmara de Nanuque.


O autor faz referência ao Projeto de Lei nº 1.589/20, autoria do deputado estadual Gustavo Santana  que trata do assunto em âmbito estadual. A proposição será encaminhada ao gabinete do prefeito Gilson Coleta no decorrer da semana.


A doença renal crônica (DRC) é a diminuição lenta e progressiva das funções renais, caso não seja tratada pode levar a paralisação dos rins. No Brasil estima-se que atualmente mais de 10 milhões de pessoas apresentam a doença, infelizmente esse dado vem acompanhado de um alto índice de mortalidade.


A Hemodiálise consiste em uma opção de tratamento que permite a remoção das toxinas e excesso de água do organismo. O objetivo da diálise é substituir as funções excretoras dos rins. O tratamento dialítico e a própria condição da doença, resultam em alterações físicas negativas no corpo do paciente, que na maioria das vezes perde a disposição para simples atividades do dia a dia.


Felizmente, vários estudos internacionais e nacionais, vinculados à indexações científicas importantes, como o Journal of the American Society of Nephrology/Elsevier, New England Journal if Medicine, Jornal Brasileiro de Nefrologia, PubMed, Scielo, revelaram que a fisioterapia, adjunto ao tratamento dialítico, durante as sessões de HD, pode ser e tem se tornado uma parte significativa da reabilitação física desses pacientes.


Países europeus, como Portugal e Alemanha já possuem equipes de fisioterapia onde desenvolvem tais práticas e protocolos clínicos visando não somente a ação curativa das disfunções, mas também a prevenção, o retardo da evolução e a melhoria de várias complicações osteomioarticulares apresentadas ou potencialmente ocasionadas pelas comorbidades decorrentes da Doença renal crônica.


Na pesquisa supracitada, o objetivo principal era a melhoria da qualidade de vida do paciente hemodialítico através de um programa fisioterapêutico intradialítico específico.


Os resultados do estudo foram extremamente positivos, houve uma melhora significativa e estatisticamente comprovada nos aspectos locomotores, funcionais e na diminuição da dor física dos pacientes.


<>


PROJETO “ESCOLA QUE CUIDA” NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO É INDICADO NA CÂMARA

Finalidade é prevenir o abuso sexual infantil




O vereador José Osvaldo Lima dos Santos apresentou na noite desta segunda-feira (17), na reunião da Câmara, a Indicação nº 156/2023, na qual propõe o desenvolvimento do projeto “Escola que Cuida” na rede municipal de ensino de Nanuque.


A finalidade é intensificar ações de prevenção contra o abuso sexual infantil. A iniciativa, com linguagem e assunto apropriado para cada idade, desde o ensino infantil ao término do ensino fundamental, terá por finalidade abordar assuntos da maior importância.


A proposição será encaminhada ao gabinete do prefeito Gilson Coleta no decorrer da semana.


<>


terça-feira, 4 de julho de 2023

FUTEBOL: NA EXPECTATIVA DA COPA DO MUNDO, VEREADOR REFORÇA PROPOSIÇÃO EM APOIO ÀS MODALIDADES FEMININAS

Prefeitura deve destinar pelo menos 25% dos recursos da área esportiva




No dia 20 de julho vai começar a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2023. Com o entusiasmo e expectativa que marcam os dias que antecedem o evento, o vereador Djalma Moreira apresentou na Câmara, na sessao de 3/7, a Indicação nº 137/2023, que reitera pedido de destinação de 25% dos recursos da área esportiva previstos no Orçamento Municipal para as modalidades femininas.


“Sabemos que é pequena a participação das mulheres nas atividades esportivas, mas o Governo Municipal deve incentivar essa participação, promovendo torneios e estimulando o engajamento feminino esportivo nas escolas desde o ensino fundamental, em modalidades como futebol de salão, futebol de campo, basquete, vôlei, handebol, atletismo, judô, muay thai e outras”, justificou Djalma. 


A COMPETIÇÃO - A Copa do Mundo Feminina acontece acontece desde 1991. Até hoje, oito edições foram disputadas. Os Estados Unidos foram campeões quatro vezes; os outros vencedores foram: Alemanha, com dois títulos, Japão e Noruega com um título cada. Agora, o Brasil vai muito confiante para conquistar pela primeira vez o título. Inclusive, a jogadora Marta, da nossa Seleção, é até hoje a maior artilheira da Copa, com 17 gols.


“Com o justo apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, poderemos revelar grandes atletas em Nanuque”, concluiu o vereador.


 

INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...