quarta-feira, 27 de setembro de 2023

CRIAÇÃO DA “PATRULHA DO IDOSO” – CAMPANHA PERMANENTE DE APOIO ÀS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS DE IDADE

 

“As pessoas idosas têm garantidos todos os seus direitos básicos pela Constituição. Entretanto, o envelhecimento é um processo que, apesar de natural, gera uma série de novas demandas e cuidados para os familiares e pessoas próximas"




O vereador José Osvaldo Lima dos Santos apresentou uma nova proposição em favor da chamada "terceira idade" durante a reunião de segunda-feira passada (25/9) da Câmara: desta vez, com a Indicação nº 213/2023, o parlamentar propôs a criação da “Patrulha do Idoso – campanha permanente de apoio às pessoas com mais de 60 anos de idade.


Ao justificar o documento, José Osvaldo disse:


“As pessoas idosas têm garantidos todos os seus direitos básicos pela Constituição. Entretanto, o envelhecimento é um processo que, apesar de natural, gera uma série de novas demandas e cuidados para os familiares e pessoas próximas, e também para o Estado e o Município no que diz respeito aos serviços oferecidos e à infraestrutura adequada para a garantia de uma vida digna e de qualidade a esses indivíduos.


Entendemos que, de forma complementar, o Município deveria executar ações efetivas no sentido de diminuir a violência contra a pessoa idosa, o que seria viabilizado através da criação da “Patrulha do Idoso”.


Com base na sua linha de pensamento, as diretrizes da “Patrulha do Idoso” terão como objetivos:


I - A prevenção e combate à violência física, psicológica, moral e patrimonial contra as pessoas idosas, conforme legislação vigente;

II - O monitoramento do cumprimento das normas que garantem a proteção das pessoas idosas e a responsabilização dos autores da violência;

III - A garantia de atendimento humanizado e inclusivo à pessoa idosa em situação de violência onde houver medida protetiva, observado o respeito ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.


 O documento será encaminhado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta no decorrer da semana.


 <>


terça-feira, 26 de setembro de 2023

PROGRAMA "ABRACE UMA CICLOVIA" É SUGERIDO NA CÂMARA


Grupos de ciclistas vêm aumentando em Nanuque; rodovias são estreitas, sem acostamentos seguros




Na reunião da Câmara nesta segunda-feira (25/9) à noite, o vereador Sidnei Pereira Silva propôs formalmente a criação do Programa “Abrace uma Ciclovia” em Nanuque.


Os objetivos do programa, segundo o autor, são:


I - incentivar o uso de bicicletas pelo maior número de moradores de Nanuque;

II – estimular a construção de ciclovias em áreas centrais e dos bairros;

III - estimular a participação da sociedade civil no espaço urbano.


O autor lembra que, para a consecução dos objetivos do Programa “Abrace uma Ciclovia”, o Município de Nanuque poderá estabelecer parcerias com órgãos públicos e empresas privadas.


"Esta proposição se encaixa nas áreas de urbanismo, saúde, transporte e ecologia. De uns anos para cá, tem se multiplicado em nosso Município a criação de grupos de ciclistas. Por isso, a Administração Municipal precisa olhar com especial atenção essa mudança de comportamento, e uma das medidas é investir em ciclovias e promoção de eventos voltados para os praticantes do ciclismo", justificou o autor da matéria.


O documento será encaminhado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta no decorrer da semana.



<> 


terça-feira, 19 de setembro de 2023

VEREADOR PROPÕE FEIRA MUNICIPAL DE MATERIAL ESCOLAR TODO MÊS DE JANEIRO PARA AJUDAR FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA


Todo material deverá ser vendido a preços bem mais baixos que os praticados no mercado


 



A organização de uma Feira Municipal de Material Escolar, com a finalidade de beneficiar as famílias de baixa renda de Nanuque, foi proposta pelo vereador Djalma Moreira na reunião da noite desta segunda-feira, 18 de setembro, na Câmara.


Segundo o autor, a feira deverá ser realizada anualmente, em período antecedente ao início do ano letivo, ou seja, no mês de janeiro, em local adequado para receber a comunidade escolar do centro da cidade, dos bairros e também dos distritos.


Justificou Djalma, dizendo:


“O início do ano letivo é o momento em que as famílias enfrentam aumento das despesas com a compra do material escolar de seus filhos. E é justamente no início do ano que as empresas aumentam os preços do material. Com a Feira, será possível estimular a concorrência e atrair o interesse dos fornecedores em comercializar produtos a preços mais baixos.


O Poder Executivo deverá regulamentar a referida comercialização, permitindo a democratização do acesso à oferta, a diminuição dos preços e a proteção ao consumidor.”


O documento será encaminhado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta no decorrer da semana.


<>


sexta-feira, 15 de setembro de 2023

CRIAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO DO JOVEM DO CAMPO


Para incentivar o surgimento de novos negócios entre os filhos de agricultores e apoiar iniciativas para viabilidade econômica e permanência no meio rural




Com a Indicação nº 197/2023, apresentada na reunião de segunda-feira passada (11) da Câmara de Nanuque, o vereador Elson de Souza Lima levou ao prefeito Gilson Coleta a necessidade de criação do Programa Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PMEEJC).


Elson baseia seu pedido em programa sancionado pelo Presidente  da República no início deste mês. Os municípios são orientados a promoverem ações correlacionadas.


Segundo Elson, “objetivo é incentivar o surgimento de novos negócios entre os filhos de agricultores e apoiar iniciativas para viabilidade econômica e permanência no meio rural. O programa terá como público-alvo pessoas com idade entre 15 e 29 anos e quatro eixos de ação: educação empreendedora, capacitação técnica, acesso ao crédito e difusão de tecnologias no meio rural. Para cada um deles estão previstas diversas medidas”.


Deverá ser incentivada a oferta de cursos de educação técnica e profissional de natureza complementar às atividades desenvolvidas no meio rural, como aqueles relacionados à manutenção e operação de máquinas e equipamentos agropecuários, utilização de recursos de informática e instalação e manutenção da infraestrutura rural, entre outros.


PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS


Na mesma reunião, Elson apresentou um pedido de providência contendo cinco reivindicações de obras e serviços e solicitação de informações.


quarta-feira, 13 de setembro de 2023

REALIZAÇÃO PERMANENTE DE CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA ABANDONO DE ANIMAIS


O Município poderá buscar parceria com a ONG Animais Adote e outros voluntários




Dentro de suas atribuições legais, conforme a Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara, o vereador Lot Ignácio de Souza Junior apresentou a Indicação nº 198/2023, na qual propõe a realização permanente de campanhas de conscientização contra o abandono de animais. O documento foi apresentado na sessão de 11/09 da Câmara.


Segundo o autor, na primeira semana de setembro, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5481/20, que institui em todo o País a campanha “Dezembro Verde”, dedicada a ações de conscientização da população contra o abandono de animais.


O texto prevê uma série de ações para o “Dezembro Verde”. Entre elas: iluminação de prédios públicos com luzes de cor verde; atividades educativas sobre o abandono de animais e incentivo à guarda responsável; e veiculação da campanha na mídia.


Nessa linha de raciocínio, o vereador propôs ao Poder Executivo o lançamento de uma série de campanhas de conscientização contra o abandono de animais, o que vai ajudar a combater a enorme quantidade de animais abandonados nas ruas. O Município poderá buscar parceria com a ONG Animais Adote e outros voluntários.


<>


INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...