Diretora do Hospital Municipal confirma retomada dos procedimentos cirúrgicos
Quando o Decreto nº 047 foi publicado, dia 28 de julho deste ano, contendo 19 ações emergenciais de contenção de despesas na Administração Municipal, uma das medidas relacionadas foi a redução das cirurgias eletivas. Sem demora, o vereador Lot Ignácio de Souza Jr., já na sessão seguinte da Câmara, dia 7 de agosto, apresentou a Indicação nº 161/2023, pedindo a retomada das cirurgias.
Na época, ele argumentou: “Essas medidas de economia não podem afetar a saúde. Muita coisa pode e até deve ser cortada, mas não se pode mexer com a saúde, com a assistência social e com a educação.”
E até acrescentou: “É até admissível que a Administração Municipal tenha publicado o Decreto nº 047/2023 no dia 28 de julho com cortes nas despesas, mas é preciso que o chefe do Poder Executivo ponha a mão na consciência e reflita sobre algumas das consequências do ato, especificamente no que diz respeito ao inciso XIX do artigo 1º do mencionado documento, que prevê redução das cirurgias eletivas.”
VEREADOR AGRADECE
Esta semana, o vereador agradeceu ao prefeito pela decisão de assinar novo decreto de contenção de despesas, mas desta vez liberando os procedimentos cirúrgicos.
“Felizmente, o prefeito atendeu o nosso apelo, que, na verdade, foi um apelo de toda a população de Nanuque. Volto a dizer que a área da Saúde não pode ser afetada por medidas contábeis e financeiras do governo municipal.
Levei o problema ao deputado estadual Gustavo Santana, que imediatamente se colocou à disposição para ajudar. Como vereador e morador de Nanuque, uma das minhas preocupações no dia a dia da comunidade é que o setor de saúde esteja funcionando bem, atendendo as demandas das pessoas que precisam de atendimento médico, de exames e de cirurgias”, completou o autor.
DIRETORA DO HOSPITAL MUNICIPAL COMENTOU A RESPEITO
Também esta semana, a diretora administrativa do Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Camila Lima Ferraz, confirmou o retorno das cirurgias eletivas, lembrando que, em menos de três anos, no mandato do atual prefeito Gilson Coleta, já foram realizadas mais de 2.500 cirurgias, “um recorde histórico”, segundo ela, além das cirurgias de urgência/emergência e partos.
A cirurgia eletiva é aquela em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico. Geralmente, ela é feita após diversos exames, que permitem a obtenção de melhores condições de saúde de saúde do paciente. A principal vantagem da cirurgia eletiva é que tem um resultado muito mais controlável e previsível, uma vez que a variante do acaso e das circunstâncias de emergência é removido.
Camila também garantiu para breve a realização de um novo mutirão para cirurgias de catarata e pterígio, doenças oculares de grande incidência, sobretudo na população acima dos 60 anos de idade. Previsão é de que no próximo mutirão sejam atendidos aproximadamente 140 pacientes.
A diretora do hospital relacionou várias providências que já estão sendo colocadas em prática, conforme determinação do prefeito Gilson Coleta, destinadas a ampliar e melhorar o rol de atendimentos no Hospital Municipal.
<>