Os repelentes deverão ser fornecidos gratuitamente aos alunos, professores e demais funcionários
A obrigatoriedade de disponibilização de repelentes nas escolas públicas do Município foi proposta através da Indicação nº 040/2024 pelo vereador Sidnei Pereira Silva, na reunião dessa segunda-feira (18/3) da Câmara de Nanuque.
Diante dos números assustadores relativos à dengue e chikungunya em Nanuque e em toda Minas Gerais, Sidnei propôs ao prefeito que envie ao Legislativo um projeto de lei determinando a obrigatoriedade de disponibilização de repelentes em todas as instituições de ensino do Município.
De acordo com a proposta, os repelentes deverão ser fornecidos gratuitamente aos alunos, professores e demais funcionários. A Prefeitura será responsável pela escolha de repelentes seguros, devidamente registrados nos órgãos competentes.
Os gestores das instituições de ensino deverão promover campanhas educativas sobre a importância do uso de repelentes e as medidas de prevenção contra doenças transmitidas por insetos. Lembrou o autor que, no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na segunda semana de março, ficou demonstrado que em apenas um mês o índice de dengue em Nanuque cresceu 419% em apenas um mês, enquanto o de chikungunya aumentou 296%.
O ambiente escolar, caracterizado por concentração de pessoas e atividades ao ar livre, tende a facilitar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.
Crianças e adolescentes, em particular, estão em maior risco devido à sua vulnerabilidade imunológica e à exposição prolongada durante o horário escolar.
<>