terça-feira, 30 de abril de 2024

CRIAÇÃO DO PROGRAMA BAIRRO EMPREENDEDOR EM NANUQUE

Finalidade é fomentar o empreendedorismo local, promover o desenvolvimento econômico e social dos bairros da cidade e estimular a geração de emprego e renda




A experiência vem dando certo em várias cidades brasileiras. Em Nanuque, o vereador Lot Ignácio de Souza Junior é o autor da proposição que foi apresentada na reunião da Câmara nessa segunda-feira (29). Ele recomenda ao prefeito Gilson Coleta a criação do Programa Bairro Empreendedor no âmbito do Município.


PARCERIA COM O SEBRAE - Finalidade é fomentar o empreendedorismo local, promover o desenvolvimento econômico e social dos bairros da cidade e estimular a geração de emprego e renda. O secretário da Câmara afirmou, em comentário a respeito do assunto, que será imprescindível a parceria com o Sebrae-MG.


O Programa compreenderá ações de capacitação, apoio técnico, acesso a crédito e incentivo fiscal para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte sediadas nos bairros de Nanuque.


 “Caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável a coordenação do Programa, ficando o Poder Executivo autorizado a promover parcerias com instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil, entidades empresariais e voluntários”, afirmou o autor.

 

O vereador, que é secretário da Câmara, lembra que “o empreendedorismo é uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, pois estimula a criação de novos negócios, gera empregos e promove a inclusão social.”


 <>


PROPOSTA SUBSTITUIÇÃO DOS CANTEIROS CONSTRUÍDOS NA PONTE PRINCIPAL DE NANUQUE POR CICLOVIA

 Medida de proteção e segurança para os ciclistas, além de revitalizar a Ponte Magalhães Pinto, que vai completar 60 anos 





Indicação nº 068/2024, apresentada pelo vereador José Osvaldo Lima dos Santos na reunião dessa segunda-feira (29) da Câmara, propõe ao prefeito a substituição dos canteiros construídos na Ponte Magalhães Pinto por ciclovia.


Lembra ele que foi na gestão 2009-2012 que o Governo Municipal alterou, deliberadamente, a configuração original da Ponte Magalhães Pinto, com a construção de canteiros contíguos à passarela de pedestres no lado direito de quem vai no sentido Norte-Sul, da margem esquerda para a margem direita do Rio Mucuri.


“Desde que a intervenção foi executada, verificou-se que a mudança não atingiu o objetivo pensado pelo gestor, não alcançando o êxito esperado. Agora, atendendo a várias sugestões, recomendo a substituição dos canteiros por uma ciclovia, destinada exclusivamente ao fluxo de bicicletas, com a devida sinalização, a partir de um estudo técnico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras”, justificou o autor.


José Osvaldo acrescenta: “É uma medida de proteção e segurança para os ciclistas, além de revitalizar a nossa ponte principal, que daqui a dois anos irá completar 60 anos de inauguração.”


<>



RECONHECIMENTO DO REQUEIJÃO MORENO PRODUZIDO EM NANUQUE

Resolução assinada por Romeu Zema relacionou 13 municípios do Vale do Mucuri, mas deixou Nanuque de fora




"Causou surpresa desagradável e até espanto a mais nova resolução publicada no Diário Oficial do Estado, com data de 27 de abril, sábado passado, na qual o Governo de Minas reconheceu o requeijão moreno como um dos queijos artesanais de Minas Gerais, relacionou 13 municípios produtores do Vale do Mucuri, mas deixou Nanuque de fora, o que pode ser considerado um ato de injustiça, desinformação e desrespeito aos nossos produtores."


O comentário foi feito pelo vereador Elson de Souza Lima, durante a reunião da Câmara dessa segunda-feira (29), quando apresentou Indicação de apelo formal do Poder Executivo ao Governo do Estado para inclusão de Nanuque entre os municípios contemplados na Resolução que reconhece o requeijão moreno como queijo artesanal de Minas Gerais.


A resolução do governo tem o objetivo de promover e valorizar o produto, incentivar a proteção do seu modo de fazer e a sua produção sustentável, com geração de empregos e renda nas regiões produtoras. Em nossa região Vale do Mucuri foram listados os municípios de Ataleia, Catuji, Franciscópolis, Frei Gaspar, Itaipé, Ladainha, Malacacheta, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Pavão, Poté, Setubinha e Teófilo Otoni. 


Indignado, Elson afirmou: "Nanuque já é notabilizada por produzir o requeijão moreno de excelente qualidade. Temos em nossa cidade um grande mercado consumidor, sem contar a expressiva quantidade que é comercializada em outras cidades. Durante séculos, o requeijão moreno é parte da cultura mineira, apesar de ser esta a primeira vez que recebe o reconhecimento adequado. Por questão de justiça, Nanuque merece estar entre os municípios contemplados."


A produção permeia a história de povoação do Vale do Mucuri, sendo uma prática ensinada e aprendida ao longo das gerações, de forma a perpetuar a tradição familiar. Segundo ele, cabe um apelo formal da Câmara Municipal de Nanuque e da Prefeitura junto ao Governo de Minas, especialmente à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para a inclusão do nosso Município na política de valorização do requeijão moreno.



<>

terça-feira, 23 de abril de 2024

PROGRAMA "CUIDANDO DO LAR" PARA RECONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES


Finalidade é promover a melhoria das condições habitacionais, proporcionando condições desejáveis de habitação às famílias de baixa renda


imagem ilustrativa


Indicação nº 067/2024, apresentada na sessão de 22/04 da Câmara de Nanuque pelo vereador Djalma Moreira, solicita do governo municipal a criação do Programa Cuidando do Lar, destinado à reforma e reconstrução de casas populares para famílias de baixa renda.


Finalidade do documento, segundo o autor, é promover a melhoria das condições habitacionais, proporcionando condições desejáveis de habitação às famílias de baixa renda, a partir de pequenos serviços como reforma de sanitários, melhoria da rede hidráulica e elétrica, consertos no telhado e pinturas, além de outras pequenas intervenções.


A Indicação está de acordo com os termos da Política Nacional de Habitação (PNH).


Na proposição, Djalma explica que a Prefeitura poderá firmar parcerias com os governos federal e estadual, entidades, associações e empresas privadas.


O documento foi enviado ao gabinete do Prefeito Municipal.


<>



terça-feira, 9 de abril de 2024

PROGRAMA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS ATLETAS DE NANUQUE

Ações e programas voltados para a prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde 

 



Autor da Indicação nº 056/2024, o vereador Sidnei Pereira Silva recomendou a criação do Programa Municipal de Assistência à Saúde dos Atletas no Município de Nanuque, durante reunião da Câmara Municipal


O vereador espera que o Poder Executivo mobilize as Secretarias Municipais de Saúde e de Esportes para a criação do Programa, que compreenderá ações e programas voltados para a prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde dos praticantes de atividades esportivas, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


No documento, o autor argumenta que o Poder Executivo Municipal poderá firmar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas, organizações não governamentais e instituições de ensino e pesquisa para a implementação de programas e ações voltadas para a saúde dos atletas.


<>


INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...