terça-feira, 30 de abril de 2024

RECONHECIMENTO DO REQUEIJÃO MORENO PRODUZIDO EM NANUQUE

Resolução assinada por Romeu Zema relacionou 13 municípios do Vale do Mucuri, mas deixou Nanuque de fora




"Causou surpresa desagradável e até espanto a mais nova resolução publicada no Diário Oficial do Estado, com data de 27 de abril, sábado passado, na qual o Governo de Minas reconheceu o requeijão moreno como um dos queijos artesanais de Minas Gerais, relacionou 13 municípios produtores do Vale do Mucuri, mas deixou Nanuque de fora, o que pode ser considerado um ato de injustiça, desinformação e desrespeito aos nossos produtores."


O comentário foi feito pelo vereador Elson de Souza Lima, durante a reunião da Câmara dessa segunda-feira (29), quando apresentou Indicação de apelo formal do Poder Executivo ao Governo do Estado para inclusão de Nanuque entre os municípios contemplados na Resolução que reconhece o requeijão moreno como queijo artesanal de Minas Gerais.


A resolução do governo tem o objetivo de promover e valorizar o produto, incentivar a proteção do seu modo de fazer e a sua produção sustentável, com geração de empregos e renda nas regiões produtoras. Em nossa região Vale do Mucuri foram listados os municípios de Ataleia, Catuji, Franciscópolis, Frei Gaspar, Itaipé, Ladainha, Malacacheta, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Pavão, Poté, Setubinha e Teófilo Otoni. 


Indignado, Elson afirmou: "Nanuque já é notabilizada por produzir o requeijão moreno de excelente qualidade. Temos em nossa cidade um grande mercado consumidor, sem contar a expressiva quantidade que é comercializada em outras cidades. Durante séculos, o requeijão moreno é parte da cultura mineira, apesar de ser esta a primeira vez que recebe o reconhecimento adequado. Por questão de justiça, Nanuque merece estar entre os municípios contemplados."


A produção permeia a história de povoação do Vale do Mucuri, sendo uma prática ensinada e aprendida ao longo das gerações, de forma a perpetuar a tradição familiar. Segundo ele, cabe um apelo formal da Câmara Municipal de Nanuque e da Prefeitura junto ao Governo de Minas, especialmente à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para a inclusão do nosso Município na política de valorização do requeijão moreno.



<>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...