quinta-feira, 31 de outubro de 2024

ANDRÉ PEDE SERVIÇO DE TAPA-BURACOS E REQUALIFICAÇÃO DA AV. ESPÍRITO SANTO, EM ITABATÃ

Proposição foi aprovada na reunião de terça-feira (29) da Câmara de Mucuri




Na reunião de terça-feira passada (29/10), o vereador André de Jesus Flores (André do Sindicato - Rede) obteve resposta favorável dos colegas da Câmara, que aprovaram o Pedido de Providência nº 055/2024, relativo aos serviços de tapa-buracos e requalificação da Avenida Espirito Santo. 


Em sua justificativa, André escreveu:

"Considerando o importante trabalho de fiscalização e atento às demandas do Município, solicito ao Poder Executivo, por intermédio da secretaria responsável , que promova a requalificação do calçamento de parte da Avenida Espirito Santo, próximo ao posto de gasolina CNA, pois há meses que o calçamento está com afundamento visível e diversos buracos neste trecho. 

Sendo assim, visando contribuir para um Município com mais infraestrutura, solicito imediato providências para a recuperação deste pequeno trecho da via."


O pedido de André já foi encaminhado ao gabinete do prefeito, aguardando resposta.


<>


terça-feira, 29 de outubro de 2024

MERENDA ESCOLAR AOS FINAIS DE SEMANA PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE NANUQUE

Proposição foi apresentada na Câmara no final deste mês




Garantia de merenda escolar aos finais de semana para estudantes da rede pública municipal de ensino. A proposição foi apresentada na Câmara de Nanuque, durante reunião desta segunda-feira à noite (28/10), pelo vereador Djalma Moreira.


Djalma diz que é  da competência legal do Poder Executivo enviar à Câmara o respectivo projeto de lei que garanta a oferta de merenda escolar aos finais de semana para estudantes da rede pública municipal de ensino. "Em algumas cidades que já aprovaram a referida lei, como, por exemplo, a cidade de João Pessoa, na Paraíba, está prevista a distribuição da merenda nos próprios estabelecimentos de ensino ou em pontos estratégicos determinados pela Secretaria Municipal de Educação", explicou o autor.


De acordo com a proposta de Djalma, a distribuição da merenda nos finais de semana deverá seguir os mesmos padrões nutricionais e de qualidade observados durante os dias letivos, respeitando as necessidades nutricionais dos alunos. 


Estender o programa de merenda escolar para os finais de semana visa combater a fome e melhorar o desempenho escolar, pois crianças bem nutridas têm melhor desenvolvimento. A medida também busca promover a equidade social, ao garantir que nenhuma criança sofra com a falta de alimento nos dias em que as escolas não estão em funcionamento. 


<>


VEREADOR RECOMENDA CONVÊNIO COM GOVERNO DE MINAS PARA ATIVAR PROGRAMA ESTADUAL DE SAÚDE BÁSICA ANIMAL

A proteção e o bem-estar dos animais domésticos estão garantidos por essa iniciativa da Semad, mas  precisa de um termo de convênio firmado com o Município




Na noite desta segunda-feira (28/10), durante a reunião da Câmara, o vereador Lot Ignácio de Souza Jr. cobrou na Indicação nº 141/2024 a participação de Nanuque no Programa Estadual de Saúde Básica Animal por meio de convênio com o Governo de Minas Gerais. 


O atual secretário da mesa diretora da Câmara quer urgência do Poder Executivo em aderir ao programa, que promove, por meio de parcerias, atendimento médico-veterinário a animais de rua tutelados por entidades de proteção animal e protetores individuais e aos animais da população mais desfavorecida. 


A proteção e o bem-estar dos animais domésticos estão garantidos por essa iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), mas que precisa de um termo de convênio firmado com o Município. 


"Principal objetivo da parceria é garantir a saúde e o bem-estar dos cães e gatos, especialmente aqueles que pertencem a famílias de baixa renda, de protetores de animais, organizações não governamentais (ONGs) ou em situação de rua", explicou o autor. 


O projeto oferece uma gama de serviços, que incluem avaliações clínicas com consultas com médicos-veterinários para verificar a saúde dos animais; vacinação, com a aplicação das vacinas V-8 para cães e quádrupla para gatos, fundamentais para prevenir diversas doenças como: Cinomose, Hepatite Infecciosa, Parvovirose, Leptospirose e várias outras que são comuns em cães e gatos. 


A matéria segue agora para o gabinete do prefeito Gilson Coleta. Para reforçar, o vereador vai enviar ofício diretamente ao gabinete do governador Romeu Zema.


<>

terça-feira, 15 de outubro de 2024

PEDIDO DE REVITALIZAÇÃO DO ANTIGO MERCADO CENTRAL É REITERADO NA CÂMARA

É urgente o serviço de remodelamento de sua estrutura, antes que tudo vire ruínas


foto arquivo do antigo mercado


Apresentada na Câmara, na reunião de 14/10, a Indicação nº 128, autoria do vereador Sidnei Pereira Silva, que pede a inclusão da revitalização do antigo Mercado Central entre as primeiras obras a serem executadas em 2025 pelo Governo Municipal.


O autor retoma assunto abordado em 2017 e 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023, e novamente roga ao prefeito atenção especial ao antigo Mercado Municipal, considerando a urgência no tocante a obras de revitalização e remodelamento de sua estrutura, antes que tudo vire ruínas.


Ele espera que o prefeito reeleito priorize o velho Mercado Central entre as primeiras obras a serem concretizadas em 2025. Antes da construção da conhecida “Feira Coberta”, em 1989, o Mercado Municipal era o maior espaço aberto de compras de Nanuque e região, localizado na Avenida Geraldo Romano, quarteirão entre as ruas Juiz de Fora e Alvinópolis. 


Mercado já tem mais de 60 anos de existência. Em 2017, chegou a ser anunciada uma liberação de recursos na faixa de R$ 450 mil, mas nada foi confirmado oficialmente. O Mercado precisa e deve ser transformado em um empreendimento além de uma simples feira livre, mas um grande centro de compras e ponto turístico da cidade.


Como referência temos o Mercado Central de Belo Horizonte, de Teófilo Otoni, de Montes Claros e de tantas outras cidades. É um bem cultural, patrimônio de um povo, traço de identidade histórica. Em Nanuque, há mais de 30 anos, lamentavelmente, virou um local esquecido por parte do Poder Público.


<>


ORÇAMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO MUNICÍPIO DE NANUQUE É TEMA DE INDICAÇÃO

Objetivo é favorecer a eficiência, a transparência, a fiscalização e o controle da gestão fiscal na execução de políticas públicas destinada às crianças e adolescentes




Apresentada na Câmara pelo vereador José Osvaldo Lima dos Santos durante o mês de outubro a proposta de instituir o  Orçamento da Criança e do Adolescente – OCA – no Município de Nanuque, com o objetivo, segundo o autor, de favorecer a eficiência, a transparência, a fiscalização e o controle da gestão fiscal na execução de políticas públicas destinada às crianças e adolescentes.


Considera-se Orçamento da Criança e do Adolescente a soma dos gastos orçamentários destinados às ações e aos programas direcionados para crianças e adolescentes.


As prioridades indicadas pela Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar e outros órgãos servirão de subsídio para elaboração do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentária e Lei Orçamentária Anual.


<>


INTERCÂMBIO ENTRE ESTUDANTES DE GABRIEL PASSOS, VILA PEREIRA E NANUQUE-SEDE É PROPOSTO NA CÂMARA

O intercâmbio será muito importante para que o aluno dos distritos e da zona rural tenha noção do tamanho e das potencialidades do Município



O vereador Elson de Souza Lima apresentou na Câmara, dia 14 deste mês, a Indicação nº  126/2024, na qual reiterou pedido de intercâmbio cultural entre estudantes do ensino fundamental residentes nos distritos de Gabriel Passos e Vila Pereira e estudantes da Sede do Município.


O autor baseia seu pedido na constatação de que muitos alunos do ensino fundamental que residem nos distritos não conhecem a Sede do Município. “Às vezes, tornam-se jovens e adultos restritos apenas à realidade das pequenas localidades em que nasceram”, disse ele.


Com essa proposição, o parlamentar quer mobilizar as Secretarias de Educação, de Assistência Social e de Esportes, para que promovam ações conjuntas de intercâmbio cultural, organizando-se encontros, gincanas, competições esportivas e até mesmo excursões de alunos dos distritos e de comunidades rurais para quem venham à Sede conhecer repartições públicas, estações de tratamento de água e de esgoto, indústrias, pontos turísticos, passear no comércio, enfim, um tour pela cidade.


“Esse intercâmbio será muito importante para que o aluno dos distritos e da zona rural tenha noção do tamanho e das potencialidades do Município, não ficando somente limitado às informações contidas nos livros, em sites da internet e redes sociais. Nada substitui o prazer de visitar esses locais de forma presencial.” 


Para o autor, é um assunto que merece atenção especial do Prefeito Municipal e de sua assessoria direta.

INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...