terça-feira, 5 de novembro de 2024

INDICAÇÃO RECOMENDA CRIAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO INFARTO E DEMAIS PROBLEMAS CARDÍACOS

 Principal sintoma do infarto é dor na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo...




Na primeira sessão de novembro, realizada na noite desta segunda-feira (4/11), o vereador José Osvaldo Lima dos Santos apresentou na Câmara a Indicação nº 145/2024, na qual propõe ao prefeito Gilson Coleta a criação do Programa Municipal de Prevenção ao Infarto e Demais Problemas Cardíacos.


Sob coordenação da Secretaria de Saúde, o vereador diz que Nanuque já requer a criação desse programa.


INFARTO - O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstruí-las.


O principal sintoma do infarto é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre o tórax. Esses sinais podem ser acompanhados de suor excessivo, palidez e alteração na frequência cardíaca.


O vereador também menciona a preocupação nos diabéticos e idosos, onde o infarto pode ser assintomático, sem sinais específicos, devendo-se estar atento a qualquer mal-estar súbito apresentado por esses pacientes. "O programa deverá trazer medidas, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação adequada e cessação do tabagismo, para o controle dos fatores de risco, como diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado, que são fundamentais para evitar o entupimento das artérias e consequente infarto", explicou o autor. O documento segue agora para o gabinete do prefeito Gilson Coleta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UNIDADE MÓVEL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DENTRO DO PROGRAMA "AGORA TEM ESPECIALISTAS"

  As unidades móveis do Ministério da Saúde atuaram em dezenas de cidades do interior do país Solicitação de unidade móvel do Ministério da ...