quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

VEREADOR VOLTA A PEDIR PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Data deve ser comemorada no dia exato: 27 de dezembro




Pelo quarto ano consecutivo no atual mandato, o vereador José Osvaldo Lima dos Santos abordou na Câmara, na sessão de 9/12, um tema que ele considera da maior importância: a necessidade de se definir ações relativas aos festejos e programação oficial da festa alusiva aos 76 anos da emancipação político-administrativa de Nanuque para o dia 27 de dezembro.


Por várias vezes, o parlamentar apresentou nesta Casa indicações que recomendavam ao Poder Executivo a organização de uma  programação oficial alusiva ao aniversário do nosso Município, comemorado no dia 27 de dezembro. 


Na sua opinião, cabe às secretarias de Educação e de Cultura, com participação de outras secretarias e voluntários, a organização das festividades, e não deixar este dia histórico transcorrer em brancas nuvens, apenas com o respectivo feriado que normalmente é transferido para o dia 2 de janeiro.


No dia 27 de dezembro de 1948, pelo artigo 3° da Lei Estadual n° 336, o distrito de Nanuque foi elevado à categoria de Município, conquistando sua emancipação político-administrativa. Portanto, irá completar 76 anos.


O autor reitera novamente o que já afirmou por diversas vezes na  Câmara: “as datas comemorativas precisam e devem ser respeitadas, e comemoradas no dia definido por lei, e não simplesmente adiadas para atender conveniências e circunstâncias.”


<>


PRIORIDADE NA RECUPERAÇÃO DE RUAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS

Temporada de verão é marcada por alto índice pluviométrico

 



Ao apresentar a Indicação 166/2024, durante a reunião do dia 2 de dezembro, o vereador Sidnei Pereira Silva alertou o Poder Executivo para a necessária prioridade na recuperação de ruas, avenidas e praças atingidas pelas chuvas de verão.


Segundo ele, novembro já nos deu uma amostra do que poderá acontecer no decorrer de dezembro, janeiro e fevereiro em termos de ocorrência de chuvas fortes, com alagamentos, enxurradas e todas as consequências. Historicamente, esta temporada de verão é marcada por altos índices pluviométricos.


Diante dessa realidade, ele recomenda ao Governo Municipal que acione a Secretaria de Obras no sentido de dar prioridade à recuperação de nossas ruas, avenidas e praças que já foram atingidas, mantendo o alerta ligado para a possibilidade de novas ocorrências. 


Os serviços de recuperação devem ocorrer imediatamente, evitando-se acúmulo de serviços.


<>

PROGRAMA MUNICIPAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Vereador apresenta proposição na Câmara




Na reunião da Câmara do dia 9 de dezembro, o vereador Elson de Souza Lima apresentou propositura que trata da criação do Programa Municipal de Qualificação Profissional – “Qualifica Nanuque”.


Ele recomenda ao prefeito a iniciativa, com o objetivo de promover a qualificação social e profissional, com ênfase nas comunidades dos bairros e distritos, como um direito fundamental e condição indispensável para a garantia de trabalho digno a homens, mulheres e jovens, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e impactando positivamente a vida dos participantes.


O vereador define como qualificação social e profissional qualquer ação que contribua para a inserção ou reorientação do participante no mercado de trabalho e que promova formação intelectual, técnica e cultural; elevação do nível de escolaridade, mediante articulação com políticas públicas; e inclusão social, proporcionando acesso à tecnologia e informação.


Ainda de acordo com o documento, as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social deverão trabalhar em conjunto para o desenvolvimento do programa. 


"Todos sabemos que o mercado de trabalho enfrenta constantes transformações, exigindo profissionais cada vez mais capacitados. No entanto, muitas pessoas, especialmente jovens e adultos das áreas periféricas e rurais, enfrentam barreiras significativas para acessar oportunidades de emprego. O 'Qualifica Nanuque' irá romper essas barreiras", justificou o autor.


<>


INDICAÇÃO RECOMENDA CRIAÇÃO DO CENTRO ESPECIALIZADO DE EXAMES DA MULHER

O check-up com mamografia, ultrassonografias e outros exames permitem o acompanhamento da saúde da mulher



Logo na primeira reunião da Câmara em dezembro, dia 2, o vereador 
Lot Ignácio de Souza Junior apresentou a Indicação nº 164/2024, que sugere a criação do Centro Especializado de Exames da Mulher, no âmbito do Município de Nanuque.


Para o autor, a estrutura de saúde de Nanuque já comporta a criação de um Centro Especializado de Exames da Mulher, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, que prioriza atenção à saúde feminina.


Cita uma pesquisa do Datafolha, realizada a pedido da Federação Brasileira da Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), apontou que oito em cada dez das entrevistadas consideram a consulta ginecológica uma prioridade. A prevenção é o principal motivo que as levam ao consultório.


O Ministério da Saúde ressalta que, a partir da primeira menstruação, cada fase da vida demanda consultas e procedimentos que podem diagnosticar problemas inicialmente assintomáticos ou despercebidos nos exames clínicos.


O check-up com mamografia, ultrassonografias, Papanicolau, colposcopia e os exames de análise clínica de sangue e de urina permitem o acompanhamento da saúde da paciente.



CRIAÇÃO DO "BOLSA MATERNIDADE SOLIDÁRIA" É PROPOSTA NA CÂMARA

Objetivo de garantir proteção à saúde e ao bem-estar do recém-nascido, por meio do fornecimento de um kit básico de higiene e enxoval, destinado exclusivamente ao bebê




Indicação nº 173/2024, apresentada na reunião de 9/12 da Câmara pelo vereador Djalma Moreira, propôs a criação do “Bolsa Maternidade Solidária” no município de Nanuque.


Segundo o autor, objetivo da medida é garantir proteção à saúde e ao bem-estar do recém-nascido, por meio do fornecimento de um kit básico de higiene e enxoval, destinado exclusivamente ao bebê.


Como sugestão, o kit básico de higiene e enxoval deverá ter, no mínimo:

 4 (quatro) sabonetes neutros;

 1 (um) xampu neutro;

 1 (uma) pomada para assadura;

 1 (um) pacote de algodão;

 1 (um) álcool 70%;

 90 (noventa) fraldas descartáveis;

 4 (quatro) fraldas de pano;

 1 (um) cobertor;

 1 (um) kit roupa;

 1 (uma) bolsa;

 1 (um) trocador;

 1 (uma) banheira; e

 1 (uma) toalha de banho com

capuz.


Deverá ser fornecido 1 kit por mês para cada criança inscrita no programa, com exceção da bolsa, do trocador, da banheira e da toalha com capuz, que serão disponibilizados apenas no primeiro mês. A criança poderá receber o auxílio por até 4 (quatro) meses.


Os kits maternidade serão distribuídos gratuitamente para as mães em situação de vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).


<>


PROPOSIÇÃO RECOMENDA CRIAÇÃO DO BANCO COMUNITÁRIO DE NANUQUE

 Indicação de vereador tramitou na Câmara A ideia não é nova, e até já foi colocada em prática em algumas cidades, como em Neves, região met...