quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

VEREADOR VOLTA A PEDIR PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Data deve ser comemorada no dia exato: 27 de dezembro




Pelo quarto ano consecutivo no atual mandato, o vereador José Osvaldo Lima dos Santos abordou na Câmara, na sessão de 9/12, um tema que ele considera da maior importância: a necessidade de se definir ações relativas aos festejos e programação oficial da festa alusiva aos 76 anos da emancipação político-administrativa de Nanuque para o dia 27 de dezembro.


Por várias vezes, o parlamentar apresentou nesta Casa indicações que recomendavam ao Poder Executivo a organização de uma  programação oficial alusiva ao aniversário do nosso Município, comemorado no dia 27 de dezembro. 


Na sua opinião, cabe às secretarias de Educação e de Cultura, com participação de outras secretarias e voluntários, a organização das festividades, e não deixar este dia histórico transcorrer em brancas nuvens, apenas com o respectivo feriado que normalmente é transferido para o dia 2 de janeiro.


No dia 27 de dezembro de 1948, pelo artigo 3° da Lei Estadual n° 336, o distrito de Nanuque foi elevado à categoria de Município, conquistando sua emancipação político-administrativa. Portanto, irá completar 76 anos.


O autor reitera novamente o que já afirmou por diversas vezes na  Câmara: “as datas comemorativas precisam e devem ser respeitadas, e comemoradas no dia definido por lei, e não simplesmente adiadas para atender conveniências e circunstâncias.”


<>


PRIORIDADE NA RECUPERAÇÃO DE RUAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS

Temporada de verão é marcada por alto índice pluviométrico

 



Ao apresentar a Indicação 166/2024, durante a reunião do dia 2 de dezembro, o vereador Sidnei Pereira Silva alertou o Poder Executivo para a necessária prioridade na recuperação de ruas, avenidas e praças atingidas pelas chuvas de verão.


Segundo ele, novembro já nos deu uma amostra do que poderá acontecer no decorrer de dezembro, janeiro e fevereiro em termos de ocorrência de chuvas fortes, com alagamentos, enxurradas e todas as consequências. Historicamente, esta temporada de verão é marcada por altos índices pluviométricos.


Diante dessa realidade, ele recomenda ao Governo Municipal que acione a Secretaria de Obras no sentido de dar prioridade à recuperação de nossas ruas, avenidas e praças que já foram atingidas, mantendo o alerta ligado para a possibilidade de novas ocorrências. 


Os serviços de recuperação devem ocorrer imediatamente, evitando-se acúmulo de serviços.


<>

PROGRAMA MUNICIPAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Vereador apresenta proposição na Câmara




Na reunião da Câmara do dia 9 de dezembro, o vereador Elson de Souza Lima apresentou propositura que trata da criação do Programa Municipal de Qualificação Profissional – “Qualifica Nanuque”.


Ele recomenda ao prefeito a iniciativa, com o objetivo de promover a qualificação social e profissional, com ênfase nas comunidades dos bairros e distritos, como um direito fundamental e condição indispensável para a garantia de trabalho digno a homens, mulheres e jovens, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e impactando positivamente a vida dos participantes.


O vereador define como qualificação social e profissional qualquer ação que contribua para a inserção ou reorientação do participante no mercado de trabalho e que promova formação intelectual, técnica e cultural; elevação do nível de escolaridade, mediante articulação com políticas públicas; e inclusão social, proporcionando acesso à tecnologia e informação.


Ainda de acordo com o documento, as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social deverão trabalhar em conjunto para o desenvolvimento do programa. 


"Todos sabemos que o mercado de trabalho enfrenta constantes transformações, exigindo profissionais cada vez mais capacitados. No entanto, muitas pessoas, especialmente jovens e adultos das áreas periféricas e rurais, enfrentam barreiras significativas para acessar oportunidades de emprego. O 'Qualifica Nanuque' irá romper essas barreiras", justificou o autor.


<>


INDICAÇÃO RECOMENDA CRIAÇÃO DO CENTRO ESPECIALIZADO DE EXAMES DA MULHER

O check-up com mamografia, ultrassonografias e outros exames permitem o acompanhamento da saúde da mulher



Logo na primeira reunião da Câmara em dezembro, dia 2, o vereador 
Lot Ignácio de Souza Junior apresentou a Indicação nº 164/2024, que sugere a criação do Centro Especializado de Exames da Mulher, no âmbito do Município de Nanuque.


Para o autor, a estrutura de saúde de Nanuque já comporta a criação de um Centro Especializado de Exames da Mulher, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, que prioriza atenção à saúde feminina.


Cita uma pesquisa do Datafolha, realizada a pedido da Federação Brasileira da Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), apontou que oito em cada dez das entrevistadas consideram a consulta ginecológica uma prioridade. A prevenção é o principal motivo que as levam ao consultório.


O Ministério da Saúde ressalta que, a partir da primeira menstruação, cada fase da vida demanda consultas e procedimentos que podem diagnosticar problemas inicialmente assintomáticos ou despercebidos nos exames clínicos.


O check-up com mamografia, ultrassonografias, Papanicolau, colposcopia e os exames de análise clínica de sangue e de urina permitem o acompanhamento da saúde da paciente.



CRIAÇÃO DO "BOLSA MATERNIDADE SOLIDÁRIA" É PROPOSTA NA CÂMARA

Objetivo de garantir proteção à saúde e ao bem-estar do recém-nascido, por meio do fornecimento de um kit básico de higiene e enxoval, destinado exclusivamente ao bebê




Indicação nº 173/2024, apresentada na reunião de 9/12 da Câmara pelo vereador Djalma Moreira, propôs a criação do “Bolsa Maternidade Solidária” no município de Nanuque.


Segundo o autor, objetivo da medida é garantir proteção à saúde e ao bem-estar do recém-nascido, por meio do fornecimento de um kit básico de higiene e enxoval, destinado exclusivamente ao bebê.


Como sugestão, o kit básico de higiene e enxoval deverá ter, no mínimo:

 4 (quatro) sabonetes neutros;

 1 (um) xampu neutro;

 1 (uma) pomada para assadura;

 1 (um) pacote de algodão;

 1 (um) álcool 70%;

 90 (noventa) fraldas descartáveis;

 4 (quatro) fraldas de pano;

 1 (um) cobertor;

 1 (um) kit roupa;

 1 (uma) bolsa;

 1 (um) trocador;

 1 (uma) banheira; e

 1 (uma) toalha de banho com

capuz.


Deverá ser fornecido 1 kit por mês para cada criança inscrita no programa, com exceção da bolsa, do trocador, da banheira e da toalha com capuz, que serão disponibilizados apenas no primeiro mês. A criança poderá receber o auxílio por até 4 (quatro) meses.


Os kits maternidade serão distribuídos gratuitamente para as mães em situação de vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).


<>


UNIDADE MÓVEL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DENTRO DO PROGRAMA "AGORA TEM ESPECIALISTAS"

  As unidades móveis do Ministério da Saúde atuaram em dezenas de cidades do interior do país Solicitação de unidade móvel do Ministério da ...