O check-up com mamografia, ultrassonografias e outros exames permitem o acompanhamento da saúde da mulher
Logo na primeira reunião da Câmara em dezembro, dia 2, o vereador Lot Ignácio de Souza Junior apresentou a Indicação nº 164/2024, que sugere a criação do Centro Especializado de Exames da Mulher, no âmbito do Município de Nanuque.
Para o autor, a estrutura de saúde de Nanuque já comporta a criação de um Centro Especializado de Exames da Mulher, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, que prioriza atenção à saúde feminina.
Cita uma pesquisa do Datafolha, realizada a pedido da Federação Brasileira da Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), apontou que oito em cada dez das entrevistadas consideram a consulta ginecológica uma prioridade. A prevenção é o principal motivo que as levam ao consultório.
O Ministério da Saúde ressalta que, a partir da primeira menstruação, cada fase da vida demanda consultas e procedimentos que podem diagnosticar problemas inicialmente assintomáticos ou despercebidos nos exames clínicos.
O check-up com mamografia, ultrassonografias, Papanicolau, colposcopia e os exames de análise clínica de sangue e de urina permitem o acompanhamento da saúde da paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário