terça-feira, 26 de agosto de 2025

"PROGRAMA CALÇADA LEGAL" É APRESENTADO NA CÂMARA

Programa se destina a reconstruir ou recuperar as calçadas que estejam em condições irregulares de uso




A criação do "Programa Calçada Legal" nas ruas centrais e dos bairros de Nanuque foi apresentada na reunião de segunda-feira, 25 de agosto, pelo vereador Djalma Moreira.


A proposta ao Poder Executivo é que ele mobilize esforços para a criação do "Programa Calçada Legal", objetivando adequar os passeios dos imóveis urbanos às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) específicas e às Leis de Acessibilidade e de Mobilidade Urbana. 


O programa tem a finalidade de reconstruir ou recuperar as calçadas que estejam em condições irregulares de uso. O poder público deve fazer a sua parte, mas o proprietário do imóvel também é responsável pela manutenção, conservação e limpeza da calçada que é de extrema importância para garantir que todos tenham segurança ao utilizar o espaço público. 


Segundo o autor, uma cidade com calçadas regulares e bem cuidadas fica muito mais bonita e segura para os seus moradores e visitantes.


<>


INCLUSÃO DE GABRIEL PASSOS NO PROGRAMAS PERCURSOS GERAIS: PEDIDO APRESENTADO

Iniciativa reúne projetos de geração de renda, esporte e lazer, assistência social e outros




Apresentada pelo vereador Elson de Souza Lima, na reunião da Câmara desta segunda-feira (25), a Indicação nº 167 reitera pedido de inclusão do distrito de Gabriel Passos no Programa Percursos Gerais – Trajetória para Autonomia. 


Novamente, o autor tenta sensibilizar o prefeito Gil Coleta, para que ele recomende os mecanismos políticos visando à inclusão do distrito de Gabriel Passos. O Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia desenvolve ações direcionadas aos principais problemas sociais vividos nas regiões mais vulneráveis do Estado. 


Busca direcionar projetos que contribuam para que as famílias e indivíduos em situação de pobreza e extrema pobreza possam sair da condição de vulnerabilidade e caminhar em direção à autonomia. 


O programa articula ações das áreas da Sedese, reunindo projetos de geração de renda, esporte e lazer, assistência social, segurança alimentar e nutricional, habitação social, política de prevenção e cuidado sobre drogas, dentre outras. 


O documento segue para o gabinete do prefeito Gilson Coleta nesta terça-feira (26).


<>


terça-feira, 19 de agosto de 2025

NOVOS PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS SÃO APRESENTADOS NA CÂMARA

Ações nos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos, bairros Vila Esperança e Santa Helena, em Nanuque




Durante a sessão do dia 18 de agosto, o vereador Carlos Souza da Cruz apresentou um documento contendo três pedidos de providências para ações do Executivo.


Os pedidos foram:


Instalação de contêineres com tampa na Avenida Anhanguera e nas principais ruas e praças do bairro Vila Esperança, para melhor execução do trabalho de limpeza e recolhimento do lixo; 


Parceria com estabelecimentos comerciais para reforma de calçadas no centro e nos bairros de Nanuque, e também nos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos; 


Recuperação do asfalto e pintura de faixas de segurança de pedestres na Avenida Antônio Barroso, no trecho entre o acesso ao bairro Santa Helena e a Secretaria Municipal de Assistência Social.


Os documentos serão encaminhados ao gabinete do Prefeito para as medidas cabíveis.


<>


VEREADOR SUGERE MICROCHIPAGEM DE ANIMAIS DOMÉSTICOS


Existe um programa estadual desenvolvido em parceria com prefeituras




A Indicação nº 156/2025, apresentada pelo vereador Lot Ignácio de Souza Junior na sessão de 18/8, cobrou do Prefeito a adesão formal de Nanuque ao Programa Estadual de Microchipagem de Animais Domésticos - “Conheça Seu Amigo”. 


Na justificativa do autor, até o momento (18/8/2025), 225 prefeituras já faziamparte do Programa, que identifica e conecta os pets a um banco de dados que permite localizar tutores, reduzir abandonos e apoiar políticas públicas de bem-estar animal. 


Diante dessa realidade, o vereador recomendou providências do Governo Municipal para a adesão formal de Nanuque ao programa, que já microchipou mais de 270 mil cães e gatos. A parceria deve ser firmada com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG). 


Implantado em parceria com os municípios, o programa fornece microchips, leitores eletrônicos e uma plataforma digital para cadastro e consulta dos animais. É a primeira ferramenta pública do tipo em nível estadual no Brasil e já é referência nacional, inclusive para o Ministério Público de Minas Gerais, parceiro do projeto.


<>


PROGRAMA DE APOIO ÀS PESSOAS COM DOENÇAS DE ALZHEIMER É PROPOSTO NA CÂMARA DE NANUQUE

A meta é promover ações educativas, preventivas e de assistência voltadas à qualidade de vida, ao cuidado integral e à inclusão dessas pessoas no âmbito das políticas públicas de saúde, assistência e direitos humanos





Proposta na Câmara, durante reunião do dia 18 de agosto, a criação do Programa Municipal de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras Demências. Iniciativa é do vereador Sidnei Pereira Silva, baseado em matéria já tramitada na Câmara Municipal de Belo Horizonte.


Ele recomenda à Secretaria Municipal de Saúde a elaboração de um programa nesses moldes, com a finalidade de promover ações educativas, preventivas e de assistência voltadas à qualidade de vida, ao cuidado integral e à inclusão dessas pessoas no âmbito das políticas públicas de saúde, assistência e direitos humanos.


De acordo com o vereador, o programa sugerido irá promover a conscientização social e a disseminação de informações sobre a Doença de Alzheimer e outras demências, com foco na orientação precoce de sinais de alerta, em linguagem acessível, por meio de campanhas públicas, eventos, palestras e materiais educativos.


Também irá e estimular hábitos saudáveis de vida, por meio de ações de prevenção e promoção da saúde, incluindo: prática de atividade física regular, alimentação saudável, controle de fatores de risco como hipertensão, diabetes e dislipidemias; estímulo à convivência social e ao fortalecimento de vínculos; e incentivo à saúde mental, com ênfase na prevenção à depressão.


<>


UNIDADE MÓVEL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DENTRO DO PROGRAMA "AGORA TEM ESPECIALISTAS"

  As unidades móveis do Ministério da Saúde atuaram em dezenas de cidades do interior do país Solicitação de unidade móvel do Ministério da ...