A meta é promover ações educativas, preventivas e de assistência voltadas à qualidade de vida, ao cuidado integral e à inclusão dessas pessoas no âmbito das políticas públicas de saúde, assistência e direitos humanos
Proposta na Câmara, durante reunião do dia 18 de agosto, a criação do Programa Municipal de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras Demências. Iniciativa é do vereador Sidnei Pereira Silva, baseado em matéria já tramitada na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Ele recomenda à Secretaria Municipal de Saúde a elaboração de um programa nesses moldes, com a finalidade de promover ações educativas, preventivas e de assistência voltadas à qualidade de vida, ao cuidado integral e à inclusão dessas pessoas no âmbito das políticas públicas de saúde, assistência e direitos humanos.
De acordo com o vereador, o programa sugerido irá promover a conscientização social e a disseminação de informações sobre a Doença de Alzheimer e outras demências, com foco na orientação precoce de sinais de alerta, em linguagem acessível, por meio de campanhas públicas, eventos, palestras e materiais educativos.
Também irá e estimular hábitos saudáveis de vida, por meio de ações de prevenção e promoção da saúde, incluindo: prática de atividade física regular, alimentação saudável, controle de fatores de risco como hipertensão, diabetes e dislipidemias; estímulo à convivência social e ao fortalecimento de vínculos; e incentivo à saúde mental, com ênfase na prevenção à depressão.
<>

Nenhum comentário:
Postar um comentário