quarta-feira, 30 de julho de 2025

PROPOSIÇÃO RECOMENDA CRIAÇÃO DO BANCO COMUNITÁRIO DE NANUQUE

 Indicação de vereador tramitou na Câmara




A ideia não é nova, e até já foi colocada em prática em algumas cidades, como em Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. Atento ao assunto, o vereador Lot Ignácio de Souza Junior apresentou na Câmara a Indicação nº 127/2025, que recomenda ao prefeito Gilson a realização de estudos para criação do Banco Comunitário do Município de Nanuque (BCN), nos termos da legislação vigente.


O autor lembra que a partir de agosto próximo, vai continuar em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 52/25, que regulamenta a atuação dos bancos comunitários no País. O texto permite aos municípios criar bancos comunitários próprios, com requisitos e limitações específicos.


A proposta define banco comunitário como uma iniciativa local para prestar serviços financeiros à comunidade de forma associativa, focando no desenvolvimento e na geração de renda.


A gestão do banco deverá observar princípios como transparência e eficiência. Deverá ainda disponibilizar informações, manter comunicação aberta com os associados, respeitar a confidencialidade dos clientes e prestar contas da sua atuação. O vereador sugere providências à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável que inicie estudos relativos ao assunto, em parceria com Associação Comercial.


"Podemos obter conquistas bastante positivas, mas é preciso haver iniciativa, vontade política e pessoas dispostas", comentou o vereador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UNIDADE MÓVEL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DENTRO DO PROGRAMA "AGORA TEM ESPECIALISTAS"

  As unidades móveis do Ministério da Saúde atuaram em dezenas de cidades do interior do país Solicitação de unidade móvel do Ministério da ...