quarta-feira, 22 de outubro de 2025

UMA SALA MULTISSENSORIAL E NOVOS EQUIPAMENTOS PARA A APAE DE NANUQUE

Vereador propõe apelo formal ao governador Zema e já pediu intercessão do deputado Gustavo Santana




Na sessão da Câmara desta terça-feira (21), o vereador Lot Ignácio de Souza Junior apresentou a Indicação nº 199/2025, que cobra apelo formal ao governador Romeu Zema em favor da Apae de Nanuque, na implantação de sala multissensorial e aquisição de equipamentos para fortalecer o atendimento a doentes raros e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autor lembrou que, na segunda-feira passada, 20 de outubro, muitas mães e pais de crianças atípicas por toda Minas Gerais ganharam mais um motivo para comemorar. O Governo de Minas anunciou que serão repassados R$ 42 milhões e 300 mil para equipar as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais e fortalecer o atendimento em diferentes regiões do estado.

"Desde já, estou recomendando ao prefeito Gilson Coleta que formalize ofício ao governador Romeu Zema, contando com apoio dos deputados mais votados em nossa cidade. Inclusive, na manhã de hoje conversei com o deputado estadual Gustavo Santana, para que a unidade da Apae de Nanuque seja contemplada com a instalação de uma sala multissensorial", disse ele

SALAS MULTISSENSORIAIS

As salas multissensoriais trazem para a criança com doença rara ou com alguma deficiência o desenvolvimento cognitivo. A Apae de Nanuque possui espaço adequado, brinquedoteca e muitos equipamentos, mas ainda carece de uma sala multissensorial, que é um ambiente especialmente projetado para promover a reabilitação sensorial, cognitiva e motora de forma lúdica e terapêutica, proporcionando estímulos fundamentais para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, doenças raras e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Elas são equipadas com recursos modernos e adaptados às necessidades específicas dos usuários.

O documento foi enviado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta.

<>


terça-feira, 21 de outubro de 2025

ASSEMBLEIAS SOBRE O REURB EM NANUQUE


Explicações sobre o programa de Regularização Fundiária acontecem nesta quarta (22), na Vila Esperança, e, na quinta (23), no bairro Romilda Ruas




O vereador Elson Lima tem intensificando o convite para a realização de duas assembleias do programa de Regularização Fundiária Urbana em Nanuque: a primeira será nesta quarta-feira (22/10), no salão da Igreja São Francisco de Assis, bairro Vila Esperança; a segunda, quinta (23), no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Romilda Ruas, sempre no horário das 19h. 


Finalidade é tirar dúvidas sobre o processo e orientar a comunidade sobre a regularização de seus imóveis. A organização do evento é da Urbanizar Engenharia.


Envolvido no trabalho bem antes do programa ser desenvolvido em Nanuque, Elson explica que a "Regularização Fundiária Urbana abrange um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais com a finalidade de incorporar os núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes. É a chance que a pessoa tem de ter seu imóvel e chamar realmente de seu. Fundamental que a população participe ativamente da iniciativa".


O programa Minas Reurb confere dignidade às famílias ao realizar o sonho da casa própria, reduzir a dependência financeira municipal, aumentar a receita própria dos municípios e dinamizar a economia local. A titulação do terreno proporciona valorização imediata do imóvel, permitindo a precificação pelo valor de mercado, e viabiliza o acesso a financiamentos habitacionais em instituições financeiras. 



"O prefeito Gilson tem se mostrado um grande apoiador do programa em Nanuque, mas a população precisa participar ativamente", disse Elson.


Como regularizar um imóvel 


O processo para a emissão do título de regularização inicia com a identificação do núcleo e instauração da Reurb. Essa etapa objetiva a identificação e delimitação do perímetro do núcleo para que seja possível a instauração do procedimento de regularização, bem como para proceder com buscas sobre titularidade da área para a notificação e manifestação de interessados. 


Em seguida, é realizado o Projeto de Regularização Fundiária e o cadastro social, momento em que é feito o levantamento planialtimétrico e cadastral georreferenciado do perímetro definido e já delimitado, bem como o levantamento socioeconômico de cada ocupante inserido no núcleo. 


A terceira etapa é a de processamento administrativo da Reurb, que consiste na elaboração de documentos técnicos, administrativos e jurídicos, que compreende: saneamento do processo, aprovação do Projeto de Regularização Fundiária (PRF) e emissão de Certidão de Regularização Fundiária (CRF). 


A etapa final é denominada de Registro da Reurb e objetiva o registro da CRF e do projeto de regularização fundiária aprovado perante o oficial do cartório de registro de imóveis em que se situe a unidade imobiliária com destinação urbana regularizada. Após a aprovação da documentação pelo cartório, o registro é emitido e os títulos são viabilizados para os moradores que apresentaram a documentação exigida. Fora desse processo, o morador que deseja receber a documentação do imóvel deve procurar a prefeitura para apresentar a documentação exigida pela Reurb e dar seguimento no cadastramento do imóvel que já está regularizado. Todas essas etapas serão executadas pela empresa contratada pelo município, valendo se do recurso disponibilizado por meio do convênio.


<>


terça-feira, 14 de outubro de 2025

REORGANIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS DO HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO MUNICIPAL


Vereador reitera pedido na Câmara




Reiterando documento apresentado na Câmara em fevereiro deste ano, com base nas normas da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Governo Federal desde 2003, o vereador Djalma Moreira recomendou uma análise de possibilidade de reorganização e ampliação dos serviços do Hospital e Pronto-Socorro Municipal Dr. Ivan Claret Marques Fonseca.


No entendimento do autor, Nanuque possui o Hospital Municipal, localizado no centro da cidade, equipado para cirurgias e outros procedimentos mais específicos, e conta ainda com 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros e distritos, além da Policlínica do bairro Laticínios. Com as obras de reforma e ampliação do Hospital, ele acredita que muitos serviços podem ser melhor divididos, dentro dos critérios estabelecidos. 


O mais importante é garantir a organização de redes assistenciais, humanização no atendimento dos pacientes, qualificação e educação permanente dos profissionais da Saúde.


O atendimento de urgência no pronto-socorro é voltado para situações em que a vida ou a saúde do paciente correm risco imediato e precisam de intervenção rápida.


O que caracteriza urgência e emergência:


Emergência: risco iminente de morte ou de perda de função de um órgão (ex.: parada cardiorrespiratória, AVC, infarto, hemorragias graves, politraumas).

Urgência: situações que não ameaçam a vida de forma imediata, mas exigem atendimento rápido para evitar complicações (ex.: crises de asma, fraturas, cólicas renais intensas, desmaios).


<>

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

CAMPANHA DE INCENTIVO AO EXAME DE PRÓSTATA PARA MARCAR O NOVEMBRO AZUL


Conscientização da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata




Para assinalar a passagem do Novembro Azul, mês de conscientização da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o vereador Sidnei Pereira Silva apresentou indicação ao Poder Executivo para a necessidade de promover uma campanha de incentivo ao mencionado exame, para atender os homens a partir dos 45 anos de idade.


Segundo o autor, por falta de informação, preconceito e até vergonha, muitos homens deixam de fazer exames que poderiam detectar o câncer de próstata a tempo de curá-lo. Prevenção e tratamentos bem-sucedidos, que dependem em boa medida da detecção precoce, são a chave para frear a estatística de quase 16 mil mortes ao ano causadas pela doença.


De acordo com o documento, a campanha Novembro Azul, no âmbito do Município, busca alertar para a necessidade dos exames preventivos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino), ficando atrás apenas do câncer de pele. 



DR. HÉLIO PEDE APOIO E TRANSPORTE ÀS MULHERES ENTRE 40 E 69 ANOS NA CAMPANHA DE RASTREAMENTO E COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

 Indicação foi aprovada na reunião de terça-feira


Dr. Hélio: preocupação com a saúde das mulheres


Começou no dia 1º de outubro, quarta-feira da semana passada, a campanha de rastreamento e combate ao câncer mama, o Outubro Rosa, desenvolvido pelo Governo da Bahia em parceria com prefeituras. 


Durante a reunião da Câmara de Mucuri na terça-feira passada (7/10), o presidente Hélio Alvarenga Penha (Dr. Hélio - PSDB), apresentou a Indicação nº 216, na qual cobrou apoio e transporte às mulheres com idade entre 40 e 69 anos na campanha de rastreamento e combate ao câncer de mama, o “Outubro Rosa”.


O programa governamental prevê nove carretas móveis que farão o exame de forma itinerante em 24 municípios do estado, sendo que Teixeira de Freitas será o referencial da região Extremo Sul.


"Recomendo à Secretaria de Saúde garantir o necessário apoio e transporte às mulheres com idade entre 40 e 69 anos nessa campanha, que tem a finalidade de salvar vidas de milhares de mulheres. Conforme orienta o programa, as Secretarias Municipais de Saúde devem organizar o agendamento", explicou Dr. Hélio.


A detecção precoce do câncer de mama aumenta em até 90% a chance de cura


O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 4.230 novos casos serão diagnosticados, somente na Bahia, em 2025. Dados da Sesab também registraram 912 óbitos pela doença até 18 de setembro deste ano, além de 2.842 internações. Em 2024, foram 1.349 mortes e 5.259 internações, enquanto em 2023 os números chegaram a 1.224 óbitos e 4.013 internações. O câncer de mama é a neoplasia mais incidente entre mulheres no país.


<>


quarta-feira, 8 de outubro de 2025

CASAL PAMELA-XANDÃO SEIXAS JÁ CONTABILIZA 6 AMBULÂNCIAS PARA MUCURI

  Nos dois mandatos de vereador, ele viabilizou 5 veículos; agora, ela anuncia mais um



A área da Saúde sempre marcou foco prioritário do trabalho do ex-vereador Xandão Seixas, que agora tem continuidade com sua esposa Pamela Seixas, a mais votada em Mucuri nas eleições do ano passado.




Em dois mandatos de vereador, quando assumiu a presidência da Câmara, Xandão fez a devolução de recursos à Prefeitura, com a indicação de compra dos veículos:


Foram duas ambulâncias no biênio 2019-2020 e mais duas no biênio 2023-2024.


Ainda em 2024, Mucuri ganhou a quinta ambulância graças à emenda parlamentar assinada pelo deputado federal Alex Santana.


Agora em 2025, graças ao pedido da vereadora Pamela, a deputada estadual Kátia Oliveira carimba mais uma emenda parlamentar que contempla o Município com a sexta ambulância. 👇







Tudo a ver: o "S" de Seixas também é o "S" de Saúde.


<>



DEMA PROPÕE CURSINHOS POPULARES COMO PREPARAÇÃO PARA ENEM E OUTROS CONCURSOS PÚBLICOS EM MUCURI

 Vereador cobra cumprimento de decreto que disciplina limpeza de lotes vagos




Na reunião da Câmara de Mucuri desta terça-feira (7), o vereador Ademilson Ferreira Neves (Dema - PP) apresentou a Indicação nº 218/2025, que propõe a criação de um Programa Municipal Permanente de Incentivo aos Cursinhos Populares e Comunitários e preparação para o Enem e concursos públicos.


Entende-se por cursinho popular e comunitário a entidade sem fins lucrativos que oferece a estudantes de baixa renda cursos preparatórios para o Enem e também concursos públicos. Vale lembrar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.


Segundo Dema, finalidade é incentivar o funcionamento de cursinhos; incentivar a educação popular; promover a integração entre a comunidade e a administração pública e municipal e facilitar o processo de permissão de uso de espaços públicos em dias e horários em que estejam ociosos, para o funcionamento de salas de aula dos cursinhos populares e comunitários. 


Limpeza de lotes vagos


Outro documento apresentado por Dema foi a Indicação nº 217/2025, na qual cobra o efetivo cumprimento do Decreto Municipal nº 2.656/2022 e eventuais dispositivos legais relacionados à limpeza de lotes vagos e outras providências.


Publicado desde 22 de junho de 2022, o Decreto Municipal nº 2.656/2022 dispõe sobre a obrigatoriedade de limpeza de lotes vagos, construção de muros divisórios e calçadas em terrenos urbanos do município de Mucuri, inclusive com previsão de multa para quem desobedecer. 


Proprietários de lotes vagos devem ser obrigados a providenciar a limpeza dos mesmos, como medida de prevenção para evitar despejo de lixo irregular nos locais, mau cheiro constante, proliferação de ratos, baratas e animais peçonhentos.É questão de saúde pública e melhor qualidade de vida para a população. O Decreto é bem amplo e estabelece sanções para quem descumpri-lo.


<>


terça-feira, 7 de outubro de 2025

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS RELACIONA 4 ASSUNTOS PRIORITÁRIOS


Vereador apresentou reivindicações na Câmara




Um pedido de providências contendo quatro iniciativas por parte do Poder Executivo foi apresentado pelo vereador Carlos Souza da Cruz durante reunião da Câmara Municipal.


O documento relacionou os seguintes itens:


1. Inscrição do Município de Nanuque na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para receber agrosilício destinado à agricultura familiar.

O período de inscrição foi iniciado nesta segunda-feira, 6 de outubro, e vai até o dia 28 de novembro. 

As providências devem ser tomadas pelo Município.

O uso do agrosilício melhora a qualidade do solo e aumenta a produtividade das lavouras. 


2. Amplo serviço de limpeza e recuperação do calçamento das ruas do bairro Vila Esperança.


3. Recuperação do calçamento da Rua Carlos Chagas, trecho que vai do cruzamento com a Rua Leopoldina até a Rua Ataliba de Oliveira, em Nanuque.


4. Informações oficiais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), sobre obras de asfaltamento da estrada que liga o distrito de Vila Pereira à rodovia BR-418, retomando ação que foi anunciada em maio de 2013.


O Governo de Minas realizou audiência pública no distrito, mas até hoje, 12 anos depois, a obra não saiu do papel.


O documento foi encaminhado ao gabinete do Prefeito e aguarda resposta, dentro dos prazos legais.


<>


DEMA AFIRMA: "CÂMARA ENTRA EM RECESSO, MAS O VEREADOR NÃO PARA"

Vídeo de agradecimentos, feliz Natal e perspectivas para 2026 Durante a última sessão ordinária da Câmara neste ano, realizada na manhã dest...