quinta-feira, 14 de novembro de 2024

INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial




Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Edison Silva de Mattos (Sula Policial - Podemos), que trata do incentivo ao plantio de árvores frutíferas e plantas ornamentais em áreas públicas de Itabatã.


Sula cita como exemplo os canteiros das Avenidas Brasil e Espírito Santo, no centro do distrito. "A arborização além de deixar a cidade mais bonita, tem papel fundamental na qualidade de vida devido às suas inúmeras funções. A árvore atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, além de melhor o nível de ruídos", disse.


E acrescentou: "Podemos agregar valor ao espaço urbano da cidade, ao promover a socialização com o plantio de árvores frutíferas, flores e plantas ornamentais, e levar a conscientização à população sobre questões como a alimentação, preservação, aproveitamento dos espaços vazios para aumentar a produção de frutas, proporcionando qualidade de vida e bem estar aos nossos munícipes e visitantes tornando nossa cidade referência e destaque."


Documento já enviado ao gabinete do prefeito.


<>


EM MUCURI, XANDÃO QUER GARANTIA DE FORNECIMENTO GRATUITO DE MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO NÃO LISTADOS PELO SUS

Será exigida prescrição médica emitida por profissional habilitado da rede pública ou privada de saúde, indicando a necessidade 




Indicação nº 158/2024, autoria do vereador Alexandre Deolinda Seixas (Xandão Seixas - Podemos), apresentada na reunião de terça-feira passada (12/11) da Câmara de Mucuri, pede o fornecimento gratuito de medicamentos de uso contínuo não contemplados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


"É preciso assegurar à população do nosso Município o acesso gratuito a medicamentos de uso contínuo que não estejam incluídos na lista de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde que sejam indispensáveis para a reabilitação e recuperação de sua saúde", disse o autor.


De acordo com o pedido, o fornecimento dos medicamentos deverá ser feito mediante a apresentação de:


I - Prescrição médica emitida por profissional habilitado da rede pública ou privada de saúde, indicando a necessidade do uso contínuo;

II - Relatório médico detalhando a necessidade do medicamento para garantir a continuidade do tratamento, reabilitação ou recuperação da saúde do paciente.


A Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri será responsável por:


I - Analisar e aprovar os pedidos de fornecimento dos medicamentos, conforme as normas estabelecidas;

II - Adquirir os medicamentos necessários, quando devidamente aprovados, e garantir sua entrega gratuita aos pacientes;

III - manter um cadastro atualizado dos beneficiários, assegurando o controle e o acompanhamento do uso dos medicamentos fornecidos.


Xandão diz que a Indicação encontra respaldo em várias normas jurídicas e constitucionais que asseguram o direito à saúde e à vida digna.


Atenção especial ao esporte de Mucuri nas dotações orçamentárias do Município para 2025 e busca de novas parcerias com o Governo da Bahia


Em outra Indicação apresentada, nº 157/2024, Xandão reivindicou atenção especial ao esporte de Mucuri nas dotações orçamentárias do Município para 2025 e busca de novas parcerias com o Governo da Bahia.


Xandão justificou, dizendo: "Dentro do Orçamento do Município para o próximo ano, que marca o início de uma nova gestão, é fundamental que a Administração reveja suas prioridades e passe a destinar maior dotação orçamentária para a área dos esportes, com investimentos ampliados em projetos sociais e eventos, com fortalecimento na infraestrutura esportiva, com melhoria dos campos de futebol, mais quadras, incentivo às outras modalidades, sem ficar restrita apenas ao futebol."


Ele diz que é importante também buscar novas parcerias com o Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, autarquia responsável pela execução das políticas públicas do esporte baiano.


Os dois pedidos seguiram para o gabinete do prefeito.


<>

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE LANCHE A PACIENTES E ACOMPANHANTES QUE ESTEJAM EM ESPERA DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Proposta do vereador Amaral deve entrar na pauta da próxima reunião da Câmara de Mucuri




Com a Indicação nº 160/2024, que deverá entrar na pauta da próxima sessão ordinária, dia 12, terça-feira, às 14h, o vereador Ademar Amaral de Souza (Amaral - PSB) vai cobrar a obrigatoriedade da distribuição gratuita de lanche a pacientes e acompanhantes que estejam em espera de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. 


Amaral propõe ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Saúde, oficializar a obrigatoriedade. Finalidade é "humanizar o atendimento médico-hospitalar".


Entende-se por lanche simples a composição com os seguintes itens: chá, café, refresco, bolachas e/ou biscoitos e frutas. 


Amaral observa: "Os pacientes que estiverem aguardando a realização de exame ou procedimento que demande jejum, os impedidos de ingerir alimentos e os que não tiverem passado por triagem inicial deverão aguardar a liberação da distribuição pela enfermagem, para evitar problemas ou impedimento no seu atendimento."


A distribuição do lanche será feita pelo menos a cada três horas, no período compreendido entre 9 horas da manhã e 21 horas, nos sete dias da semana. Caberá ao Poder Executivo regulamentar a medida, em forma de lei, no que julgar necessário.


Ele vai pedir apoio dos colegas na aprovação da matéria.


<>


XANDÃO VAI PEDIR AO PREFEITO MAIS ATENÇÃO AO ESPORTE DE MUCURI PARA 2025

 "Dentro do Orçamento do Município para o próximo ano, é fundamental que a Administração reveja suas prioridades e passe a destinar maior dotação para a área dos esportes, com investimentos ampliados em projetos sociais e eventos"


Documento de Xandão será apresentado e votado na próxima terça, às 14h

Na próxima reunião da Câmara, terça-feira (12/10), o presidente Alexandre Deolinda Seixas (Xandão Seixas - Podemos) irá apresentar a Indicação nº 157/2024, que cobra atenção especial ao esporte de Mucuri nas dotações orçamentárias do Município para 2025 e busca de novas parcerias com o Governo da Bahia.


Ao justificar o pedido, Xandão afirma: "Dentro do Orçamento do Município para o próximo ano, que marca o início de uma nova gestão, é fundamental que a Administração reveja suas prioridades e passe a destinar maior dotação orçamentária para a área dos esportes, com investimentos ampliados em projetos sociais e eventos, com fortalecimento na infraestrutura esportiva, com melhoria dos campos de futebol, mais quadras, incentivo às outras modalidades, sem ficar restrita apenas ao futebol."


O presidente do Legislativo também considera importante também buscar novas parcerias com o Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, autarquia responsável pela execução das políticas públicas do esporte baiano.


Nessa reivindicação, o vereador observa que o prefeito e os colegas vereadores devem mobilizar seus representantes políticos (deputados) para ajudar o Município a firmar essas parcerias.


O documento será submetido à votação e, depois de aprovado, enviado ao gabinete do prefeito.


<>


INCENTIVO AO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS EM ITABATÃ

Indicação do vereador Sula Policial Aprovada terça-feira passada (12) na Câmara de Mucuri a Indicação nº 159/2024, autoria do vereador Ediso...